TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da biografia e do trabalho do artista Cândido Torquato Portinar

Pesquisas Acadêmicas: Estudo da biografia e do trabalho do artista Cândido Torquato Portinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

O objetivo principal deste trabalho é pesquisar sobre a o biografia e a obra de um artista, com tudo, associar os conhecimentos adquiridos na disciplina para a produção de um texto individual, falando sobra a importância da arte na formação estética.

Com este trabalho irei aprofundar cada vez mais em vários conceitos que compõem a arte, conhecendo mais profundamente a vida do artista Candido Portinari, que muitas vezes isso é deixado de lado pela escola, e trabalhado apenas desenhos.

Percebendo que a cada aula inovada, tudo é muito mais aproveitado e dinâmico, pois as crianças são pessoas que merecem conhecer e aprender coisas novas, no dia a dia na escola e com suas famílias. Pois a arte é nossas emoções, sentimentos e cultura.

Por isso, os professores também precisam de uma ajuda por meio de cursos para que se renovem suas ideias, e que possam trazer novidades, trabalhando música, teatro, cinema, dança poesia, para o cotidiano dessas crianças, para que sejam incentivadas a continuar seus estudos e até mesmo trabalhando nesta área tão importante, que trata-se da arte.

1 DESENVOLVIMENTO

Cândido Torquato Portinari nasceu em uma pequena cidade do interior Paulista chamada Brodowski, no dia 29 de dezembro de 1903. Aos 15 anos Portinari deixa São Paulo e vai para o Rio de Janeiro com a intenção de aprimorar seu talento e estudar na Escola Nacional de Belas Artes. No início de sua carreira as principais características de suas obras eram clássicas, mas com o passar do tempo o artista começa a se interessar pelo modernismo.

Portinari ganha um concurso e consegue uma viagem para a Europa, lá ele entra em contato com outros pintores e se apaixona pelo movimento modernista, movimento esse, considerado marginal no Brasil. Na França, Portinari conhece a mulher que passará o resto da sua vida, a uruguaia Maria Martinelli.

As principais e mais conhecidas características de Portinari são as pessoas, o homem e a sociedade. Cândido se preocupava com o social e as suas obras representavam isso. Seu quadro “Morro do Rio” foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e, após aceitação da crítica, Portinari ganha uma exposição individual de suas obras.

Outras principais características de Portinari são as cores, muitas cores, porém não muito chamativas. Portinari conseguia pintar as emoções, suas obras, de alguma maneira, conseguem fazer o observador sentir e entrar no mundo daquelas pessoas que estão sendo representadas. Cândido Portinari tinha uma sensibilidade aos temas sociais que fazem com o que apreciador de suas obras se transporte para outra realidade.

Características da obra de Portinari

Dentre as características principais das obras de Portinari estão:

• Retratou questões sociais do Brasil;

• Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;

• Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos;

• Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

Principais obras de Portinari

Dentre as principais obras de Portinari estão:

• Meio ambiente;

• Colhedores de café;

• Mestiço;

• Favelas;

• O Lavrador de Café;

• O sapateiro de Brodósqui;

• Meninos e piões.

O artista Cândido Portinari é famoso por retratar cenas do cotidiano brasileiro desde as colheitas de café até a industrialização do país. Portinari ingressou nas artes ainda muito novo, estudou fora do país, porém, logo voltou para retratar a sua gente. Atuante na elite intelectual brasileira tinha como amigos poetas, jornalistas, escritores e diplomatas. Nesse período o atual presidente Getúlio Vargas, atuava como mecenas, visto que o país passava por uma transformação na atitude estética com o movimento de Arte moderna.

"O” Lavrador de Café", pintura que mede 1 metro por 80 centímetros retrata um trabalhador negro em uma fazenda de café do início do século 20, está entre as obras mais conhecidas do artista e é importante representação desse interesse de Portinari pela temática nacional.

No quadro O Lavrador de Café o modelo aparece bem mais musculoso do que o normal. A figura deformada com pés e mãos enormes é o que próxima do Pintor Portinari ao expressionismo.

Aumentar o tamanho do corpo de seus personagens era o jeito que o artista usava para mostrar a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com