TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2013  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 13

ESTUDO DE CASO

Atila de Almeida

Andreza Magalhães

Daiane Marcelon

Ermilia Soares

Gisely Resende

Raquel Vilaça

Atila de Almeida

Andreza Magalhães

Daiane Marcelon

Ermilia Soares

Gisely Resende

Raquel Vilaça

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica do curso de Tecnologia de Processos Gerenciais 2º Período – UNA, como requisito parcial para obtenção de créditos.

Orientador: Gustavo Melo

1 ESTUDO DE CASO

O estudo de caso é a análise de um tema em particular, o objeto é uma unidade que se analisa profundamente. Pode ser baseado no estudo de casos similares, e é realizado como as pesquisas de campo em geral. Devem ser trabalhados mediante análise rigorosa e apresentados em relatórios qualificados. O foco no estudo de caso é mostrar uma visão global do problema, ou identificar fatores que o influenciam, ou são por eles influenciados.

O pesquisador enfatiza a complexidade da situação procurando revelar a multiplicidade de fatos reais ou fictícios. Os reais exigem muito cuidado nas atribuições de declarações que devem ser devidamente documentadas. Casos fictícios dão mais liberdade ao autor, mas isso não significa que possam abordar situações irreais, ao contrário, o caso posto como fictício deve, de fato, expressar situações já vividas.

Podemos concluir que cabe ao pesquisador disposto a desenvolver estudos de caso, que redobre seus cuidados tanto no planejamento, quanto na coleta e análise dos dados para minimizar o efeito dos equívocos.

Abaixo, temos como exemplo, um artigo que fala de um estudo de caso dentro da administração:

Estudo de caso aplicado ao Sebrae: sistema de medição para as unidades de administração e finanças

Alaine Cantuária de OliveiraI; Angélica Pontes TrigueiroII; Péricles NegromonteIII; Rogério Amadel MoreiraIV

IPós-graduada em gerência contábil pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (Ibpax). Analista administrativo/financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). E-mail:alaine@ap.sebrae.com.br

IIPós-graduada em logística empresarial pela Universidade Potiguar (UnP). Analista administrativo/financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PB). E-mail: angélica@pb.sebrae.com.br

IIIPós-graduado em planejamento e gestão organizacional pela Universidade de Pernambuco (UPE). Gerente financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE). E-mail: periclesf@pe.sebrae.com.br

IVMestre em administração e pós-graduado em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio). Coordenador financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ). E-mail:rmoreira@rj.sebrae.com.br

Espaço dedicado à divulgação de estudos e pesquisas sobre o conceito de small business: micro, pequenas e médias empresas (MPMEs); empreendedorismo; jovens empresários; acesso ao crédito; meios de pagamento; e responsabilidade social.

Coordenação: Deborah Moraes Zouain*; Francisco Marcelo Barone*

1. Introdução

Em um ambiente de recursos financeiros escassos ante as necessidades da sociedade brasileira, de competição globalizada, e de rápida evolução tecnológica, torna-se cada vez mais importante que as entidades que lidam com recursos públicos reflitam sobre a melhor forma de gerir seus recursos. Cresce, portanto, a exigência por uma administração que seja mais eficiente; e a busca por ferramentas e sistemas de controles que garantam informações mais precisas e muito mais rápidas passa a ser fundamental.

Nesse contexto, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entidade que tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo, também busca a melhoria contínua na gestão dos seus recursos financeiros.

A otimização da gestão dos recursos financeiros é um desafio aos administradores, que por vezes são levados a tomar decisões precipitadas, pela urgência das ações. Observando a dificuldade de gerenciamento, este artigo apresenta, por meio de indicadores de desempenho, mecanismos que viabilizam e agilizam a tomada de decisões com maior segurança e empregabilidade dos recursos disponíveis. É preciso considerar que os recursos auferidos pelo Sebrae têm sua origem parafiscal, cuja principal característica é a limitação de arrecadação do sistema fiscal brasileiro.

Pesquisas sustentam que existe uma tendência de busca por controles mais efetivos por parte das empresas. As informações oriundas da medição do desempenho têm alcançado um patamar de importância cada vez maior, tornando-se fundamentais para a melhoria contínua das atividades e para o subsídio à tomada de decisão. Entre os objetivos desses controles está propiciar aos administradores ferramentas que auxiliem no processo de realização do estabelecido no planejamento estratégico.

O processo básico de controle envolve três etapas, segundo Merchant (1991): estabelecer padrões; medir desempenho; e corrigir desvios em relação aos padrões e planos.

Dentro desse contexto, este artigo propõe um sistema de medição para municiar de informações as áreas administrativa e financeira de cada Sebrae estadual. O resultado da análise dessas informações deverá auxiliar na gestão das unidades e contribuir para que elas caminhem em sintonia com o planejamento estratégico e com a missão do Sistema Sebrae.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com