TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressionismo

Trabalho Escolar: Expressionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 4

Expressionismo

O expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura.Artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia. Manifestou-se inicialmente através da pintura, coincidindo com o aparecimento do fauvismo francês, o que tornaria ambos os movimentos artísticos os primeiros representantes das chamadas "vanguardas históricas". Mais do que meramente um estilo com características em comum, o Expressionismo é sinónimo de um amplo movimento heterogéneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender a arte, que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formações e níveis intelectuais. O movimento surge como uma reacção ao positivismoassociado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista – a "expressão" – em oposição à mera observação da realidade – a "impressão".

O expressionismo compreende a deformação da realidade para expressar de forma subjectiva a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo não tem uma época ou um espaço geográfico definidos, e pode mesmo classificar-se como expressionista a obra de autores tão diversos como o holandês Piet Zwiers, Matthias Grünewald, Pieter Brueghel, o Velho, El Greco ou Francisco de Goya. Algunshistoriadores, de forma a estabelecer uma distinção entre termos, preferem o uso de "expressionismo" – em minúsculas – como termo genérico, e "Expressionismo" – com inicial maiúscula – para o movimento alemão.

Principais caracteristicas

*Cores resplandecentes,vibrantes,fundidos ou separados;

*Dinamismo improvisado,abrupto,inesperado;

*Pasta grossa,martelada,áspera;

*Técnica violenta:o pincel ou espátula vai e vem,fazendo e refazendo,empastando ou provocando explosões de sentimentos;

*Preferência pelo patético,trágico e sombrio;

*É uma pintura dramática e subjetiva;

*Expressa sentimentos humanos e intensas emoções;

*Preocupação com as sensações de luz e cor.

O Grito (no original Skrik) é uma série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, a mais célebre das quais datadas de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural

Edvard Munch (1863 - 1944) foi um dos poucos pintores escandinavos a ter sucesso mundial. Influenciado por Bosch, Bruegel, El Greco, Van Gogh e Goya, tornou-se o gigante do expressionismo, estilo que representa as sensações subjetivas d`alma, as expressões (e não impressões) transmitidas a realidade objetiva.

A Noite Estrelada é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh. Foi criada por Van Gogh aos 37 anos, enquanto esteve em um asilo em Saint-Rémy-de-Provence (1889-1890). A obra atualmente encontra-se na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Ao contrário de muitas outras de suas obras, A Noite Estrelada foi pintada de memória e não a partir da vista correspondente de uma paisagem, como de costume.1 Durante sua estadia no asilo, van Gogh se dedicou a pintar sobre todas as paisagens da região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com