TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE CARACARAÍ

Por:   •  11/4/2016  •  Artigo  •  4.227 Palavras (17 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, LETRAS E ARTES VISUAIS-CCLA

GRADUAÇÃO EM MÚSICA - LICENCIATURA

JOELSON VAZ DA SILVA

        

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE CARACARAÍ

BOA VISTA, RR

2016

JOELSON VAZ DA SILVA

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE CARACARAÍ

Artigo Científico apresentado à Universidade Federal de Roraima como parte da avaliação da disciplina História da Música III, do Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais – CCLA - Graduação em Música – Licenciatura da Universidade Federal de Roraima.

BOA VISTA-RR

2016

SUMÁRIO

1       INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2       REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................5

2.1    MANIFESTAÇÃO CULTURAL - CARACTERÍSTICAS ................................5

2.2    CONCEITOS DE FESTIVAL..............................................................................5

2.3    CONCEITOS DE FOLCLORE............................................................................6

2.4    A CIDADE DE CARACARAÍ.............................................................................6

3       METODOLOGIA...............................................................................................7

4       ANÁLISE DE DADOS........................................................................................8

4.1    ORIGEM DO FESTIVAL.....................................................................................8

4.2    AS AGREMIAÇÕES COBRA MARIANA E GAVIÃO CARACARÁ..............9

5       CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

         REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................14


1 INTRODUÇÂO

O Festival Folclórico de Caracaraí é uma das mais importantes manifestações culturais do Estado de Roraima. Nele são destacados a singularidade do povo, suas lendas, tradições e toda diversidade cultural e artísticas; aglutinando música, dança, teatro, artes plásticas e outras particularidades da cultura indígena inerentes à Amazônia brasileira.

O festival reúne um considerável número de pessoas, tanto brincantes como espectadores, que têm a oportunidade de vivenciar um espetáculo de imensa riqueza cultural, o qual movimenta a economia local, além de divulgar uma região que carece de recursos financeiros e visibilidade no cenário nacional.

O Brasil é um país de dimensões continentais, com imensa diversidade cultural, porém, a Região Norte ainda é uma incógnita para a maioria da população. Há um certo desconhecimento e preconceito por parte da população sobre o que acontece no Norte. Criou-se neste país a cultura, por ignorância ou por preconceito, de que somente é produzido no Sul e no Sudeste possui qualidade.  

Por isso a importância de se estudar e divulgar as manifestações culturais da Região Norte, bem como a cultura indígena, a fim de que, futuramente, essa rica diversidade cultural seja reconhecida e respeitada no cenário nacional, quiçá internacional.

Este trabalho procura definir e demonstrar a importância das manifestações culturais e nas festividades estimulando a valorização e consolidação da identidade cultural através da fuga da vida rotineira, proporcionando orgulho, alegria e emoção aos participantes.

A cidade de Caracaraí destaca-se em tentar resgatar, o folclore e a cultura indígena tão presentes no cotidiano do roraimense, através do festival.

O Festival Folclórico de Caracaraí é retratado com sua história, que coincide com a criação dos grupos Cobra Mariana e Gavião Caracará, bem como suas características, singularidades, rivalidades e divergências, sobretudo sob o aspecto rítmico-musical, elementos essenciais para o esplendor e sucesso do evento.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 MANIFESTAÇÃO CULTURAL - CARACTERÍSTICAS

Compreender as manifestações culturais de uma região requer, no mínimo, um breve estudo sobre a origem, características, costumes e crenças desse povo, levando em consideração o momento histórico e a identidade dessa população.

A origem do povo, considerando-se aspectos regionais, somada a sua evolução histórica são o que definem seu comportamento, suas manias, seus medos e suas paixões. De maneira geral, o conhecimento inicialmente é passado de pai para filho durante as gerações, porém, com o avanço da globalização, o acesso ao conhecimento proveniente de inúmeras fontes, principalmente a internet, proporciona ao indivíduo a possiblidade de confrontar diversas possibilidades, podendo influenciar a criação de uma sociedade multicultural, a qual pode afastar o indivíduo de suas origens.

O momento histórico atual influencia categoricamente no que se refere ao resgate das manifestações culturais. O receio pela importação de culturas de outras regiões ou até países, faz com que haja uma mobilização não só dos governantes, como também, dos idosos conservadores, dos artistas e dos intelectuais, no intuito de preservar e divulgar a identidade cultural da região para que esta não padeça.

Castells entende por identidade “[...] o processo de construção do significado com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(ais) prevalece(m) sobre outras fontes de significado [...].” (CASTELLS, 2001, p 22)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com