TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO

Por:   •  4/4/2015  •  Resenha  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

roposta - Unidade 1

De accordo com o material em pauta o estudo atropologico estimula e incentiva o conhecimento de diversas culturas.

Acredito que ao abordarmos temas como, “a Antropologia Cultural e a Noção de Alteridade” conseguiremos compreender de forma profunda a diversidade extensa que nos cerca.

Essa compreençãao é basica para a area de Prodoção Musical, pois precisamos sempre entender o nosso público indivudualmente e em grupos. E para que qualquer material cruze culturas, precisamos entender o contraste entre elas. No video indicado, Moda e Vestuário podemos ver que choques culturais durante encontros, influenciavam mudanças, mudanças de trajes e até estilos de vida. Com este conhecimento podemos entender e prever de forma gradual o efeito que temos dentro de nossa cultura e de outras.

Ao estudar a Antropologia tambem conseguiremos entender o ser humano atraves de seus campos cientificos; antropologia biológica, antropologia pre-historica, antropologia linguistica, antropologia psicologica, e a antropologia social e cultural. Nos levando a conhecer valores do ser humano em suas multiplas facetas da vida.

- Bruna Santos

UNIDADE 1 - Marcos Santos - Prod. Mus. Turma B

Buscar conhecimento é um caminho legítimo para acumular sabedoria e se tornar apto para enfrentar situações distintas. Além disso, é uma ferramenta importante para quem vai trabalhar criando artísticamente.

Qual público quero atingir com determinado arranjo? Quais as características culturais e sociais do público alvo?

Por mais globalizado que seja o mundo em que vivemos, cada povo é um povo, com suas características físicas, linguisticas, biológicas e principalmente culturais. Digo principalmente porque como produtor musical acredito que este tópico me dará solidez nas escolhas e vai aprimorar o bom senso na criação de um arranjo, por exemplo.

Começo a explorar a antropologia com entusiasmo, pois terei diretrizes que auxiliarão demais no equilíbrio entre minhas características e concepções (artísticas), e a de meus (futuro), clientes.

Marcos J. Santos

Unidade 1, Atividade proposta

Após fazer uma leitura sobre o material disposto à nós pelo professor da materia, falar resumidamente sobre o assunto antropologia e qual a funçao de estarmos estudando essa materia, realmente, não é facil.

Em minha opinião, o estudo da antropologia e sua reflexão em nosso cotidiano, como a "Antropologia Cultural e a Noção de Alteridade", reflete e nos faz pensar sobre muitas coisas que vemos, mas não enchergamos de fato. Como a diversidade cultural, exposta em nossas faces, mas nem sempre vista com os olhos que deveriam.

Obter tais conceitos em mente, são de extrema importancia para compreendermos o campo e meio à que estamos nos sujeitando a trabalhar futuramente. Como nosso país é um local de uma incrivel missigenação cultural, conhecemos e encontramos diversas pessoas com diversos habitos, culturas e estilos diferentes no dia a dia de cada um.

De fato, não nos espelhamos somente em nosso país e aderimos diversas culturas e informações de outros paises, cidades, tribos e até mesmo residencias. É gozado saber que uma pessoa que está do outro lado do mundo pode ter o mesmo costume de uma pessoa que está ao seu lado e nenhuma das duas, saber que por mais que sejam tão diferentes são tão iguais.

O entendimento e a compreensão dos fatos citados à cima nos faz entender o valor de cada um, com seu interior, e nos faz perceber a importancia para o nosso meio de trabalho, quando as relaçoes publicas, estão tão à nossa frente, qque nem imaginamos.

Pedro Minnassian

A música é produzida pelo homem, sendo o resultado de um processo cultural que pode levar em consideração várias determinantes, tais como contexto histórico, política, economia e até mesmo os avanços tecnológicos de uma civilização.

Partindo do pressuposto de que a Antropologia estuda a complexidade do ser humano em sua totalidade, compreendendo, assim, fatores biológicos, psicológicos e sócio-históricos, é possível estebalecer uma relação direta entre a música e o homem. O produtor musical deve estar atento a todas essas dimensões, sempre que iniciar qualquer trabalho. Por exemplo: verificando a evolução e transformações do cenário musical de determinda região (fatores históricos, sociais, tecnológicos), verificando o comportamento do público consumidor de determinado estilo musical, observando as tendências de mercado etc.

Ao ler o material disponibilizado sobre Antropologia Cultural, vemos que o homem é muito complexo, ele não é só um ser biológico pensante, ele faz parte de grupos e esses grupos são denominados como sociedades e caca um desses grupos tem costume e valores diferentes que são chamdos de cultura.

Nós como produtores músicais temos que saber que gênero de produto é melhor comercializado em cada lugar, não é sempre que a música gravada aqui, faz sucesso aqui, e isso é causado por varios fatores, principalmente culturais, se a determinada música não faz parte daquela determinada cultura , vai ser bem difícil de comercializa-la, é sempre preciso saber que tipo de cultura é mais próxima do produto que irá ser comercializado.

A alteriedade é o que nos proporciona toda essa diversidade de culturas e consequentemente diversidade de produto e mercado, praticamente tudo o que você fizer, mesmo se for algo estremamente incomum, vai ter alguém em algum lugar do mundo interessado a comprar e ainda mais com a globalização, mesmo que ela influêncie todos a seguir uma cultura dominante, ela colabora na divulgação, para que todos tenham acesso ao que querem rápidamente.

Bianca Martini

No mundo musical de hoje, precisamos ter consciência de que o nosso gosto nem sempre vai ser posto em prática, afinal, o produtor musical irá produzir algo conforme o que o cliente está pedindo e com o que o público está acostumado a ouvir. A variação de timbres, harmonias, arranjos; nem sempre vão ser bons, por isso precisamos ter uma diversidade de culturas bem ampla, e é nesse ponto que entra a Antropologia Cultural.

Ela prega explicações sobre as práticas culturais de alteridade, que mostra ao homem uma visão totalmente diferente das formas de se viver em sociedade. Através dela, vemos que os comportamentos humanos derivam-se das construções da cultura, ou seja, não nascem com ele. Cada ser humano se diferencia um do outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com