TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festa Do Boi

Trabalho Universitário: Festa Do Boi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Quando surgiu

A festa do boi de Parintins acontece desde 1965. Esse festival cultural, hoje é uma das maiores festas regionais do Brasil. Desde então, o evento se repete todo mês de junho. O nome da festa vem do lugar onde ela acontece - a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas. O festival bebe em uma rivalidade iniciada há quase cem anos, quando dois grandes grupos - os "bois" - começaram a representar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba meu boi nordestino. Nos primórdios, a disputa era informal e rolava no centro da cidade.

O primeiro boi a representar a história foi o Garantido, fundado em 1913. Nove anos depois, em 1922, apareceu o boi Galante, renomeado como Caprichoso em 1925. O Garantido, que usa o vermelho, é conhecido como "boi do povão", por ser bem popular e manter o ritmo tradicional das músicas típicas. O Caprichoso, adepto do azul, é o "boi da elite" e tem canções mais aceleradas e modernas.

Como acontece a apresentação

O festival é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com