TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Matrix

Artigos Científicos: Resumo Do Filme Matrix. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  2.370 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO SERVIÇO SOCIAL – TURMA C

RESUMO DO FILME “MATRIX”

Parnamirim/RN

Fevereiro - 2015

FACULDADE TALLES DE MILETO

SERVIÇO SOCIAL – TURMA C

RESUMO DO FILME “MATRIX”

DISCENTE: VICENTE DE PAULA DA SILVA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Filosofia, do Curso de Serviço Social, período letivo 2015.1 turno noturno, na universidade Telles de Mileto, ministrado pela professora késia.

Parnamirim/RN

Fevereiro - 2015

MATRIX – FILME

O filme Matrix tem como palavra-chave “CONHECE-TE A TÍ MESMO” (Neo e Sócrates).

O herói Neo é levado pelo guia Morfeu para que ouvisse a divindade (oráculo), onde o mesmo lhe revela algo sobrenatural.

Silibila mulher que recebeu o “oráculo” (transmissão da mensagem), e que também foi responsável pela transmissão da mensagem.

Quem assistiu Matrix, maioria não compreendeu exatamente o significado dessa cena, pois ela é a representação, no futuro, de um acontecimento do passado, ocorrido há 23 séculos, na Grécia.

Na época havia na Grécia, na cidade de Delfos, um santuário dedicado ao deus Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria. Sobre o portal de entrada desse santuário estava escrita a grande mensagem do deus ou o principal oráculo de Apolo: "Conhece-te a ti mesmo."

Um ateniense, chamado Sócrates, foi ao santuário consultar o oráculo, pois em Atenas, onde morava, muitos diziam que ele era um sábio e ele desejava saber o que significava ser um sábio e se ele poderia ser chamado de sábio. O oráculo, que era uma mulher, perguntou-lhe: "O que você sabe?". Ele respondeu: "Só sei que nada sei." Ao que o oráculo disse: "Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe." Sócrates, como todos sabem, é o patrono da Filosofia.

No filme o personagem Neo é conhecido como o escolhido porque para eles Neo seria o grande vencedor da batalha final. Neo era considerado o bambambã da história em se tratando de invasão virtual. Ele tinha acesso a códigos com facilidade para invadir as máquinas. Era um perito em criação de programas virtuais de alta tecnologia ao ponto de competir com a própria Matrix.

Sócrates é considerado o “patrono da filosofia”, porque jamais aceitou as crenças de sua sociedade contemporânea. Ele era levado pelo espírito de busca da realidade dos fatos ouvidos pelos atenienses, sempre em busca da realidade dos fatos. Sempre interrogando os moradores de Atenas sobre o que eles sabiam. Sócrates andava pelas ruas de Atenas fazendo aos atenienses algumas perguntas: "O que é isso em que você acredita?", "O que é isso que você está dizendo?", "O que é isso que você está fazendo?".

Os atenienses achavam, por exemplo, que sabiam o que era a justiça. Sócrates lhes fazia perguntas de tal maneira sobre a justiça que, embaraçados e confusos, chegavam à conclusão de que não sabiam o que ela significava. Os atenienses acreditavam que sabiam o que era a coragem. Com suas perguntas incansáveis, Sócrates os fazia concluir que não sabiam o que significava a coragem. Os atenienses acreditavam também que sabiam o que eram a bondade, a beleza, a verdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com