TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Matrix

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Do Filme Matrix. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 13

. Sinopse

Embate entre as máquinas que utilizam os seres humanos como fonte de energia, aprisionando-os em uma espécie de “falsa realidade” chamada Matrix e os próprios seres humanos, rebeldes que buscam se libertar de tal domínio. A liderança desse grupo de rebeldes cabe a um indivíduo chamado Morpheus que procura “o eleito”, pessoa que terá papel crucial na batalha contra as máquinas. Nesse contexto surge Thomas A. Anderson, também conhecido como Neo, pessoa que o líder dos rebeldes julga ser “o eleito”.

2. História

Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) desenvolve softwares durante o dia para uma empresa, sempre tendo muitos problemas com regras e com a questão da hierarquia, o que o faz passar por dificuldades no emprego. À noite, além de desenvolver softwares piratas para clientes um pouco “diferentes”, ele também se torna um hacker, adotando o pseudônimo de Neo.

Em uma dessas noites Neo é surpreendido quando uma mensagem, sem aviso, aparece na tela do seu computador: “Acorde, Neo. A Matrix te pegou”. Era Morpheus (Laurence Fishburne), hacker lendário considerado terrorista pelo governo. Neo tenta desligar o computador, mas não consegue, então surgem na tela duas mensagens: “Siga o coelho branco” e “Toc, toc, Neo”. Logo após a segunda mensagem alguém bate à porta e Neo vai ver quem é. Quando ele abre a porta vê que diante dele estavam seus clientes, duas mulheres e dois homens, que ansiavam pelo software pirata que desenvolvera. Observando a fisionomia pálida do programador eles o convidam para “sair”, se divertir um pouco, Neo reluta, mas quando percebe que uma das mulheres tem um coelho branco tatuado no ombro decide ir, seguindo as ordens dadas pelas mensagens misteriosas da tela do computador.

Anderson acaba indo parar em uma festa na qual conversa com Trinity (Carrie-Anne Moss), mulher que só sabia da existência graças aos crimes que ela praticara. Durante a conversa dos dois ela planta dúvidas na consciência de Neo, dentre as quais a mais importante: “O que é a Matrix?”. Trinity então, através desse pequeno contato com Neo, que sempre questionara a realidade, começa a prepará-lo para o que estava por vir.

Após a conversa, Neo desperta na sua cama, julgando que tudo o que acontecera na noite anterior não passara de mero sonho. Ele acaba se atrasando para o trabalho, isso faz com que leve uma advertência do seu chefe e quase perca o emprega. Logo em seguida ele vai para o seu cubículo e lá recebe um envelope contendo um telefone, este começa a tocar e Neo o atende e começa um diálogo com Morpheus. Nesse momento, dois agentes e dois policiais entram no andar em que o cubículo de Neo se encontra a fim de tomá-lo sob custódia, Morpheus então, através do telefone, começa a orientar o jovem programador por entre os corredores a fugir de tais autoridades.

Porém, quando Neo chega na beirada de uma janela e Morpheus dá a ordem para que pule em direção a um andaime, ele não consegue e acaba sendo capturado. Na delegacia Neo é interrogado pelo agente Smith (Hugo Weaving) e quando tenta se defender sente que não consegue falar, sua boca simplesmente “sumira”. Os agentes então aproveitam-se dessa mudez e o imobilizam, incapaz de gritar por socorro, Neo assiste aterrorizado enquanto introduzem em sua barriga uma espécie de lagarta.

Depois disso, Neo desperta novamente em seu quarto, achando que todo o ocorrido foi um pesadelo. O telefone então toca, do outro lado da linha Morpheus mais uma vez conversa com Neo e diz ser o jovem programador “o eleito”, Neo não entende nada ainda, mas aceita se encontrar com Morpheus. Anderson vai até uma rua onde um grupo, do qual Trinity faz parte, o busca de carro, é lá que Neo toma a decisão de confiar nas palavras de Morpheus e no grupo que dizia estar lá para ajudá-lo.

Após a retirada da “lagarta” do seu organismo, que mais tarde revelaram ser uma escuta, Neo é levado até Morpheus que oferece-lhe a escolha entre duas pílulas: uma azul, a qual o levará de volta a realidade que já conhece, e outra vermelha, que o levará para um lugar desconhecido. Neo escolhe a pílula vermelha e seus olhos abrem-se de fato para o mundo real, ele encontra-se dentro de uma espécie de bolha d’água em que vários fios conectam-se ao seu corpo. Morpheus e o seu grupo resgatam Neo do lugar onde se encontrava e explicam a ele o que havia acontecido: os humanos haviam desenvolvido tanto a inteligência artificial que as máquinas agora dominavam o mundo, utilizando os humanos como meros escravos. Usavam agora os indivíduos como simples fontes de energia cultiváveis em “plantações”, os seres humanos não passavam de alimento e suas mentes estavam aprisionadas em uma espécie de realidade artificial chamada Matrix.

A luta do grupo de rebeldes liderado por Morpheus é a de tentar lutar contra a Matrix libertando as mentes humanas. O grupo é composto por seis pessoas, excluindo-se Trinity, Neo e Morpheus, tem-se: Cypher (Joe Pantoliano), Tank (Marcus Chong), Apoc (Julian Arahanga), Mouse (Matt Doran), Switch (Belinda McClory) e Dozer (Ray Anthony Parker). Neo junta-se a eles, recebe treinamento, vai falar com o Oráculo, esperando receber a confirmação de ser ele “o eleito”, ou seja, aquele que seria imprescindível na vitória contra as máquinas, o Oráculo não confirma tal especulação o que deixa tanto Neo como seu encorajador frustrados.

Junto com sua equipe, Neo prepara um plano para tentar destruir o mundo engendrado pelas máquinas, porém um dos indivíduos do grupo de rebeldes, Cypher, une-se com os agentes e acaba traindo a todos, com isso o líder dos rebeldes cai nas mãos da Matrix, sendo mais tarde sendo resgatado por seus amigos, e vários rebeldes são mortos.

Neo enfrenta então os agentes pela primeira vez, acaba sendo encurralado e recebe vários tiros de um dos agentes. Após um breve momento de aparente morte, ele torna a ficar de pé e percebe que pode vencer a Matrix, tudo não passa de um programa, uma simples ilusão. Contrariando assim o Oráculo, ele torna-se “o eleito”, movendo-se a uma velocidade incrível, desviando-se de balas ou simplesmente parando-as em pleno ar. No final Neo torna-se um rebelde e deixa um recado para a Matrix de que fará de tudo para abrir os olhos dos humanos e mostrar-lhes o quão falso é o mundo em que pensam viver, deixa-se assim uma sugestão para a continuação do filme.

3. Ambientação

O filme se passa, ao mesmo tempo, no presente e no futuro. A realidade criada pela Matrix, para aprisionar as mentes humanas e assim cultivar os indivíduos a fim de se apropriar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com