TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Apropriação da arte na publicidade

Por:   •  1/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Formas de apropriação da arte pela publicidade

A arte e a publicidade mostram-se como modos diferentes no que se refere a certos métodos no processo de criação, produção e divulgação de seus produtos. Na publicidade por exemplo a comunicação visa ser direcionada para um público específico fazendo com que tome uma decisão que vá com as estratégias pré-determinadas. Por outro lado, no caso parte artística ainda que o processo de criação e produção possam também ser coletivas, tem também a possibilidade de do artista desenvolver o seu trabalho do começo ao fim individualmente, sem que ninguém intervenha em nenhuma parte do seu processo. O artista não precisa fazer um texto que seja compreensível a um público especifico como na publicidade. Nesse caso, a composição dos elementos visuais se define em função de crenças e interesses próprios ao contrário da publicidade.

A publicidade usa a arte como inspiração no processo de criação. Como a propaganda visa influenciar determinado público, é recomendável o uso de discursos já conhecidos desse alvo. É com base no já pronto, nas imagens consagradas e conhecidas por parte do público, que os publicitários iniciam o processo de associação de ideia. As formas de apropriação são diversas, mas o intuito-base é praticamente o mesmo: trazer o já conhecido como forma de auxiliar não apenas no processo criativo como também na mensagem ao consumidor, assim como em seus valores culturais.

Ao identificarmos que a publicidade incorpora uma obra de arte de forma integral sem interferência, podemos inferir que o criativo se vale de uma composição pronta que é capaz de comunicar os benefícios da marca, afirmação básica da comunicação publicitária. Ao mesmo tempo em que comunica os benefícios, essa representação visual apropriada agrega valores culturais à marca anunciada. De qualquer maneira, em maior ou menor grau, há sempre a necessidade, nesse tipo de comunicação publicitária, que o público tenha algum conhecimento das referências utilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com