TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA ARTE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 14

Trabalho DP

HISTORIA DA ARTE

COMUNICAÇÃO SOCIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

LUCAS ZANI ROCHA

RA- B8767C-4

                                 HISTORIA DA ARTE

  1. Na história das artes o movimento Art Nouveau carrega em sua em suas características:

  1. I e II estão corretas.
  2. II e III estão corretas.
  3. I e III estão corretas.
  4. I, III e IV estão corretas.
  5. I, II, III e IV estão corretas.

Justificativa: A Art Nouveau surgiu na França teve seu auge nas últimas décadas do século XIX até as primeiras décadas do século XX, com seu estilo próprio, a principal característica é a falta de linhas retas, dando lugar a linhas curvas e assimetrias. Para os artistas a maior fonte de inspiração era a natureza, fazendo uso de flores e plantas para dar uma ideia de movimento, ou até insetos, para dar uma dinâmica às formas. Seu design e sua arquitetura tiveram grandes influencias no mundo das artes plásticas e relaciona-se diretamente com a 2° revolução Industrial rumo a Europa com o intuito de explorar novos materiais como ferro e o vidro, que passaram a ser um dos principais elementos utilizados nas construções, a Art Nouveau modernizou a tipografia, o design editorial, o design de marcas, os cartazes modernos, e também revolucionou o design de moda, o uso dos tecidos e o mobiliário, assim como o design de vasos e lamparinas Tiffany, artigos de vidro Lallique e estampas Liberty City.

No início do século teve influencia na arte decorativa e na arte arquitetônica, onde grandes nomes da arquitetura moderna se utilizaram deste estilo, podendo ser interpretado como um movimento burguês, mas por si só revolucionário, por afrontar as máquinas, na Revolução Industrial e sugerir a renovação através do contato com a natureza.

  1. Antoni Gaudí une a obra de construtor - que define as estruturas, a do escultor - que modela as massas, e a do pintor - que delimita as superfícies com a cor. Além dessas especialidades quais os outros procedimentos técnicas e artísticos que podemos observar na criação da arquitetura de Gaudí?
  1. graffite e a arte de rua.
  2. O artesanato e o cesto.
  3. O mosaico, a cerâmica e o ferro batido.

Justificativa: Antoni Gaudi, nascido em 1852 tem seu estilo único e individual, suas obras estão concentradas na cidade de Barcelona e são marcadas pelas suas grandes paixões, a arquitetura, a natureza e a religião. O artista se dedicava com muita atenção nos mínimos  detalhes de suas obras, incorporando nelas uma série de materiais no qual dominava o manuseio como: cerâmica, mosaico, ferro forjado e marcenaria. As obras de Gaudi são internacionalmente reconhecidas e são objetos de inúmeros estudos, sendo apreciadas não só por arquitetos mais também  pelo público em geral, entre os anos de 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas como Património Mundial pela UNESCO.

  1. O mosaico, o cesto, a cerâmica e o ferro batido.
  2. O cesto, o artesanato e o graffite.

  1. O movimento artístico que reuniu as ideias de industrialização, o movimento das artes e ofícios, a arte decorativa, a arte oriental e os objetos ornamentais na arquitetura foram:
  1. Arte Moderna.
  2. Hiper-realismo.
  3. Art Nouveau.

Justificativa: A Art Nouveau foi o movimento que uniu todos esses estilos artísticos, e foi desenvolvida na Europa no final do século XIX, por conta da Exposição Universal de 1900, que foi realizada em Paris devido a comemoração da virada do século, onde o estilo ficou consagrado internacionalmente. Sua característica é figurada pela sua ruptura das tradições que até então persistiam apenas na arte e na arquitetura.

  1. Pós-modernismo.
  2. Arte Expressionista.

  1. As tendências Modernistas na Europa, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, possuem algumas características artísticas comuns. Entre elas temos:
  1. A deliberação de fazer uma arte em conformidade com sua época.

Justificativa: Um dos básicos princípios do modernismo era renovar a arquitetura deixando de se utilizar-se de toda a arquitetura anterior ao movimento.  A mais clara característica disso foi a rejeição por parte dos modernistas, que defendiam o fim da distinção entre o artesão e o artista.  

  1. A intenção de manter renúncia os modelos clássicos.
  2. A busca de uma arte que seja mais funcional e utilitária.
  3. A aspiração a um estilo ou linguagem puramente individualista.
  4. A intenção de renúncia à invocação que existe em sua época.
  1. A primeira manifestação do art nouveau surgiu na Inglaterra, em 1883. Quais são as principais características e influências do movimento?

 

I - às formas sinuosas, curvilíneas e objetos decorativos provenientes da produção em massa;

II - As formas orgânicas, escapismo para a natureza, valorização do trabalho artesanal;

III - O espaço em branco do papel e a composição precisa dos elementos figurativos, além do movimento e textura gráfica da pincelada provenientes das estampas japonesas.

  1. I é a correta.
  2. II é a correta
  3. III é a correta.
  4. I, II e III estão corretas.

Justificativa: I, II, e III, estão corretas, pois a existência de formas vindas de plantas e também de animais, demonstram a distância em que se difere o lado artístico da reprodução que é realizada pelas máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (357.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com