TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Como Forma De Aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: Arte Como Forma De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

INTRODUÇÃO 2

ARTE VISUAL 3

A MÚSICA 4

TEATRO 7

DANÇA 8

CONCLUSÃO 10

BIBLIOGRAFIA 11

INTRODUÇÃO

A arte é uma forma de aprendizado desde o inicio da humanidade, sendo transformada de acordo com normas e valores estabelecidos em diferentes ambientes culturais. No ano de 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 tornou obrigatório o ensino da arte na educação básica.

Nas escolas estabelecem os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade, tendo como função situar o fazer artístico como fato humanizador, cultural e histórico. Os objetivos da arte no ensino fundamental, por exemplo, é fazer com que o aluno seja capaz de desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, usando diferentes tipos de linguagens como meio para produzir e expressar suas idéias.

Na educação infantil a arte vem estimulando o desenvolvimento da imaginação, da expressão, da curiosidade e da criatividade através do fazer com a arte, que tem como objetivo ajudar a desenvolver livremente a estimular a criatividade e a expressão, desenvolve o pensamento artístico, aumenta a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, com a utilização da arte nas escolas os alunos poderá aprender de forma lúdica, tornando o ambiente mais agradável. Vemos em escolas infantis que os alunos já interagem com a arte, através de desenhos, pinturas, rabiscos que muitas das vezes expressa seus sentimentos, desejos e coloca em evidencia sua personalidade.

Veremos neste conteúdo as quatro linguagens mais usadas no ambiente escolar, sendo elas a ARTE VISUAL, MÚSICA, TEATRO E DANÇA.

ARTE VISUAL

Ainda hoje, o que vemos em relação ao trabalho com linguagens visuais são atividades que não ampliam o universo das crianças, pois a criação visual é tida como simples recreação, passatempo ou entretenimento. Um exemplo disso é o trabalho de pintar desenhos prontos, repetido diversas vezes ao longo do ano. Atividades como essa seguem na contra mão dos objetivos reais da arte que apontam para o desenvolvimento e para a manifestação de todo o potencial criativo infantil.

No campo da produção visual, deve-se cultivar a expressão infantil no sentido de promover experiências voltadas inicialmente para o modo exploratório, a fim de que as crianças possam se apropriar, pouco a pouco, de diferentes procedimentos como arranhar, escorrer, borrifar, raspar, etc. Dessa forma, a criança vai compreendendo alguns aspectos das linguagens visuais como contraste, tamanho, cor, texturas, formas, etc e acaba por relacioná-los a outros aspectos de outras linguagens através da leitura, fruição e produção de atividades organizadas culturalmente com a pintura, a escultura, a fotografia, a colagem entre outros.

A arte visual está presente no dia a dia das crianças, quando rabiscam ou desenham nas paredes ou no chão, na areia, nos muros, utilizando-se de materiais que sempre encontram por acaso, como gravetos, carvão, pedrinhas e outros estão na verdade trabalhando sentimentos e pensamentos através da organização de diferentes linhas, formas, pontos, traços, volume, espaço, cor e materiais.

Os trabalhos artísticos das crianças também são influenciados pela cultura onde estão inseridas, imagens do ambiente em que vivem da televisão, revistas, rótulos, estampas, obras de arte e, inclusive, trabalhos artísticos de outras crianças.

Nesses termos, podemos dizer que as artes visuais ocorrem por meio da articulação entre os seguintes aspectos:

Fazer artístico: exploração, expressão e comunicação através das produções artísticas (criação pessoal);

Apreciação – Percepção: do sentido que o objeto propõe (por meio dos elementos da linguagem visual, materiais e suporte utilizado), desenvolvendo a capacidade de construção de sentido através da observação e da fruição;

Reflexão: ocorre desde o fazer artístico até a apreciação do objeto produzaido, manifestando-se através de perguntas e afirmações compartilhadas em sala de aula com os colegas e com a orientação dos professores.

MÚSICA

O universo sonoro das crianças já existe mesmo antes do seu nascimento. Através de estudos e pesquisas, sabemos comprovadamente que os bebês escutam e reagem aos sons externos, sobretudo os sons do corpo materno. Nos primeiros dias de vida, os bebês já são capazes de diferenciar a voz humana de outros tipos de som, principalmente a voz materna que será um fator essencial para a construção do vinculo e para a interação entre pais e crianças. Outros sons que também estarão presentes na vida dos pequenos são as cantigas de ninar, canções e outras brincadeiras musicais que a mãe canta para o bebê. Desde muito cedo, o bebê estará assimilando todo tipo de sons que constituem o lugar onde vive (casa, família, comunidade, pais, etc.).

A música tem um papel importante na vida do ser humano, pois através dela podemos comunicar sentimentos e pensamentos diversos. A linguagem musical é composta através da integração de fatores afetivos, estéticos e cognitivos.

Na Grécia Antiga, a música já era considerada tão importante quanta a matemática e a Filosofia. Todas as culturas utilizam-se da música nas mais variadas situações: festa, comemorações, manifestações cívicas e políticas, rituais religiosos etc..

A música é considerada uma das mais importantes formas de expressão humana e por isso é fundamental sua presença no contexto educacional, sobre tudo na educação infantil.

Aprender música, na verdade, não é apenas ouvir música, brincar de roda, aprender uma canção, mas principalmente adquirir experiências mais elaboradas de percepção, vivência e reflexão.

A linguagem musical tem estrutura e características próprias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com