TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frank Gehry

Exames: Frank Gehry. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

é um arquiteto canadense, Frank, mudou a imagem de uma disciplina muito conservadora. Ele mistura o livre-arbitrio da arte, com algo muito concreto e intransigente como a física. Ele deixa de ser apenas um arquiteto e se transforma em um arquiteto-artista, basicamente um artista se arrisca a fazer algo novo e nesse ponto que Gehry se arriscou em criar algo jamais experimentado, algo novo, nunca visto.

A importância de Gehry para esse período de reflexão sobre a pós-modernidade, está na relação das suas obras arquitetônicas com as tecnologias atuais, numa espécie de simbiose beleza&tecnologia, onde elas só poderiam existir através do computador e seus cálculos precisos. Gehry confronta as regras e 'verdades absolutas' da arquitetura com suas criações exóticas, caóticas, orgânicas, narrativas, que desafiam as leis da física.

Obras

• Casa Dançante

• Centro Stata

• Vitra Design Museum

• Museu Guggenheim Bilbao

• Hotel Marqués de Riscal

• Walt Disney Concert Hall, inaugurado em 2003.

Mestres da Arquitetura: Frank Gehry

O arquiteto canadense impressiona pela sua criatividade e capacidade de inovar e surpreender artisticamente. Idealizou obras bastante imagéticas e que utilizam materiais pouco usuais como o titânio.

Frank Gehry foi um dos principais ícones do movimento que ficou conhecido como Descontrutivismo, no qual se despende da rigidez formal.

Casa Dançante

Localizado na cidade de Praga (República Tcheca) a “Casa Dançante” é uma construção curiosa. Também chamada de Fred e Ginger (referência a Fred Astaire e Ginger Rogers), faz alusão a um casal dançando. Sua forma sinuosa também lembra o efeito violento das bombas que assolaram a cidade durante a II Guerra Mundial.

O edifício hoje abriga escritórios comerciais, frustrando a idéia inicial de transformá-lo em um centro cultural.

Museu Guggenheim

De um complexidade matemática que impressiona, o museu fica na cidade de Bilbao (Espanha). A visão discreta que se tem a partir da rua(acima) contrasta com a visão que se tem do rio(abaixo), revelando o lado mais ousado da obra.

Situada às margens do Rio Nervión, o edifício lembra o formato de um barco. Sua construção é baseada em pedra calcária e vidro, e a superfície é de painéis de titânio que sugerem escamas de peixe,revelando a influência orgânica nas obras de Gehry. Hoje em dia abriga diversas exposições nos seus 11.000 m2.

Lou Ruvo

O Ruvo Center chama a atenção dos visitantes pelo seu formato nada convencional, totalmente ondulado e assimétrico.

O prédio parece estar se moldando de acordo com a direção do vento, reforçando a idéia de assimetria presente no trabalho de Gehry.

A obra é um dos marcos da cidade de Las Vegas e hoje abriga um centro de tratamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com