TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frank Gehry

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

UNDB

Seminário arquitetos contemporâneos

Dissertação(individual)

Tema: Frank Owen Gehry

Aluno: Adão Alves da Costa Junior

Frank Gehry

     Frank  sempre teve um encanto por arquitetura mesmo sem saber, desde criança brincava com sua avó criando cidades e construções com bloquinhos de madeiras, além disso também gostava de fazer desenhos para mostrar para seus pais. Devido a essas atitudes, quando Frank era questionado no que gostaria de fazer, lembrava das tardes passadas com a avó e com os bloquinhos de madeira e pensava que poderia fazer algo relacionado a isso, o que cooperou com que escolhesse arquitetura. Frank nasceu em Toronto, Canadá (1929), mas se mudou com sua família para Los Angeles (1947). Estudou arquitetura em uma faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente se especializou em design na universidade Harvard. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura até que em 1962 criou sua própria empresa, a "Frank O. Gehry & Associates Inc."  

    Seu estilo de projetar mudou muito a imagem que se tinha de Arquitetura, em suas obras Frank deixava de ser apenas um arquiteto e se transformava ao mesmo tempo em um artista e artistas frequentemente se arriscam a fazerem algo novo, e seguindo essa linha de raciocínio Frank se arriscou em criar algo jamais experimentado, jamais visto. Gehry é conhecido no mundo da arquitetura por adotar um estilo desconstrutivista (caracterizado pelo desenvolvimento de traços não lineares e fragmentados, cujo princípio da ideia é justamente distorcer a base da arquitetura), contendo um design arrojado, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal e também por ser um artista do seu tempo, que imprime em suas obras, incluindo as novas tecnologias, o contexto em que vive. Seus projetos, implantados em diferentes cidades do mundo, tornaram-se atrações turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas. Sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, localizado em Bilbao na Espanha.

      Frank é um dos mais famosos e enigmáticos arquitetos do mundo, reverenciado por seu estilo desconstrutivista, uso inventivo de diferentes materiais em formas arrojadas e seu uso da tecnologia, fatores que o tornam muito importante para a arquitetura. Vale lembra que  Gehry já foi vencedor do premio Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com