TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frank Gehry

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

FRANK GEHRY

PALHOÇA, 2015.

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

FRANK GEHRY

[pic 3]

PALHOÇA, 2015.

  1. INTRODUÇÃO

        A arquitetura e a história estão intimamente ligadas. Cada época é marcada por um tipo de construção e assim vão sendo deixados os marcos na história. Muitas edificações são consideradas verdadeiras obras de arte e atravessam séculos preservando sua genialidade. E essa mesma arte, nos dias atuais, vem sendo confundida com o que chamamos de design. 

Como o fluxo normal da vida, a arquitetura também muda com o passar do tempo. Essa mudança muitas vezes acontece com o intuito de evoluir sem perder o tradicionalismo, e algumas outras utilizam das tecnologias mais avançadas para desafiar limites e tudo aquilo que se considera dentro dos padrões normais.

Através de suas artes os arquitetos mostram essas mudanças. Frank Gehry é um arquiteto contemporâneo renomado na atualidade que, em suas criações, exibe formas “pós-modernas” e faz uso de materiais incomuns. É conhecido pelo seu design arrojado, repleto de estruturas curvas geralmente em metal.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória de Frank Gehry, desde a sua biografia e principais características, estilo e suas principais obras.


  1. BIOGRAFIA

Segundo as pesquisas realizadas, Frank Gehry nasceu em 28 de fevereiro de 1929 em Toronto, no Canadá, de pais judeus e naturalizado americano. Teve uma proximidade com a arte ainda na infância enquanto desenhava e criava cidades e construções com simples blocos de madeira juntamente com seus pais e avós. Essa experiência veio a influenciá-los anos depois na sua escolha profissional. Já no início de sua adolescência foi reprimido por um professor que o julgou por não possuir perfil de arquiteto.

Mudou-se com a família para Los Angeles em 1947. Estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e especializou-se em Design na Universidade de Harvard.

A arquitetura surgiu na vida de Frank Gehry após um curso de perspectiva. O interesse foi imediato e continuou a fazer outros cursos. Gehry no início de sua carreira era uma pessoa com pouca confiança em si mesmo. Seus recursos financeiros eram bastante limitados, mas a ousadia nas suas obras impressionava desde o início. Havia uma dificuldade muito grande por parte do arquiteto em aceitar que seus clientes não compreendiam suas obras.  

Por volta de 1970, Gehry projetou diversas residências inclusive a sua própria em Santa Monica na Califórnia. Seu estilo diferenciado já era observado e influenciou no surgimento do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com as tradições.

        Frank se tornou um dos arquitetos mais aclamados do século XX, adquiriu fama e reconhecimento internacional. Ele sempre desafiou o senso comum, começando pelo seu mobiliário em papelão, com o dinheiro das vendas pode então iniciar sua carreira como arquiteto.

No ano de 1989 foi premiado com PRITZKER, prêmio que equiparasse ao Nobel da arquitetura. Em 1992 recebeu o Prêmio Wolf das Artes, em 1998 National Medal of Arts, em 1999 Medalha de Ouro da AIA, em 2000, Medalha de ouro do RIBA. O mais recente, em 2014 venceu o prêmio Príncipe das Astúrias das Artes devido a sua grande influência, repercussão e relevância das suas criações em diversos países e principalmente por ser um grande impulsionar da arquitetura no último meio século.

[pic 4]

Figura 1: Frank Gehry

Fonte: Site Atelier Courbet


  1. CARACTERÍSTICAS

        

        O arquiteto conceituado, de arquitetura pós-moderna, abusa das formas e materiais distintos, passou do concreto maciço à utilização de madeira compensada e placas de aço para a criação de verdadeiras esculturas funcionais. Desafia a engenharia a cada projeto de seu estilo desconstrutivista. Para ele não há limites de áreas e estrutura para se desenhar a uma edificação. Desdobra vigas, pilares e lajes, não havendo concordância em nada. Gehry se destaca por ousar e criar novas formas, um novo paradigma dentro da arquitetura.

        Percebe-se uma unanimidade na arquitetura de Frank, que traz ao mundo atual traços de ousadia estética e de contrariedade. Ele avalia o sonho como elemento indispensável ao homem moderno e utiliza de cada um de seus projetos tornarem o mundo mais passível a mudanças.

        Com ajuda de novos softwares computacionais e sua aplicação, Frank conseguiu aliar a sensualidade das curvas à estruturas muito complexas, conseguindo uma grande inovação em seus projetos.

        Gehry não ficou somente com a arquitetura, ampliou seus conhecimentos e contribuiu para uma linha de joias para a Tiffany & Co. com peças inspiradas em peixes, que segundo ele, são vidas que habitam o planeta há muito mais tempo que nós humanos.

        Suas obras fazem a imaginação de cada indivíduo trabalhar de forma inexplicável. O desconstrutivismo causa uma primeira impressão de espanto até se conseguir admirar cada forma fora do padrão, de maneira simples e grandiosa ele une características controversas para uma mesma obra e tira do papel desenhos surpreendentes. Ele desconstrói a arquitetura deixando um marco para essa fase tanto da época da vida em que estamos como para a arquitetura.


  1. PRINCIPAIS OBRAS

O arquiteto canadense impressiona pela sua criatividade e capacidade de inovar e surpreender artisticamente. Idealizou obras bastante imagéticas e que utilizam materiais pouco usuais como o titânio. Algumas de suas principais obras são apresentadas a seguir.

  1. Museu Vitra Design (Weil am Rhein - Alemanha, 1989)

A primeira construção de Frank Gehry na Europa foi o Museu Vitra Design na pequena cidade de Weil am Rhein, na Alemanha, que foi inaugurado em 1989.

O acervo do Museu comporta uma das maiores coleções de design do mundo, com milhares de objetos, como móveis em série, protótipos, peças únicas, objetos de edição especial e estudos experimentais.

[pic 5]

igura 2: Museu Vitra Design

Fonte: Site Laifi

  1. Museu de Arte Weisman (Minneapolis, 1993)

[pic 6]

Figura 4: Museu de Arte Weisman

Fonte: Site Laifi

  1. Gehry Tower (Hannover, Alemanha)

Gehry Tower tem uma área de aproximadamente 2100 m², com nove andares e com sua fachada extremamente diferenciada. Entre planejamento e construção levou em torno de 4 anos para ficar pronto, com os custos na faixa de 4,3 milhões de euros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (858.1 Kb)   docx (697.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com