TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da dança cênica

Artigo: História da dança cênica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  6.591 Visualizações

Página 1 de 2

1. A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade , ao lado do teatro e da música . Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ( coreografia ), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

2. A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. Com o Balé Clássico , as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna .

3. O ballet tem suas raízes na Itália renascentista através das pantomimas (peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, geralmente improvisada)que eram realizados por atores e circenses em grandes salões para membros da corte.

4. A expressão dança moderna se refere às escolas e movimentos da história da dança referentes ao período da modernidade . A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Isadora Duncan

5. ♥ Mazurca ♥ Gavota ♥ Chula

6. A mazurca é uma dança tradicional de origem polaca , feita por pares formando figuras e desenhos diferentes, em compasso de ¾ e tempo vivo. Característico é o ritmo pontuado, com acento típico no 2º e 3º tempo do compasso. A mazurca é semelhante à oberca , que é uma variante muito rápida.

7. Gavota foi uma dança popular de origem francesa dos séculos XVII e XVIII . Esta dança parece ter se originado no Delfinado .Era muito popular na corte de Luís XV e Luís XVI , reis de França. O ritmo da gavota se baseia em um compasso a quatro tempos bem marcados e começando no terceiro tempo do compasso. A linha melódica da gavota deve ser clara, elegante e refinada, com acompanhamento tão sutil e refinado quanto a linha melódica principal.

8. A chula é uma dança popular e género musical de Portugal de andamento lento e de ritmo bastante marcado. O canto é acompanhado por rabecas , violas , guitarras e percussão .

9.

10. Samba Forró

11. Catira Capoeira

12. A dança de salão tem origem nos bailes da nobreza européia , especialmente a valsa , dançada em casais, o que era um avanço comportamental em sua época.

13. A Dança do Ventre é uma dança do Período Matriarcal , cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que em sua forma primitiva era considerada um ritual sagrado. Sua origem data de 7000 anos atrás, relacionada aos cultos primitivos da Deusa-Mãe: provavelmente por este motivo, os homens eram excluídos de seu cerimonial .

14. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

15.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com