TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do cinema

Tese: História do cinema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 8

S História do cinema

A invenção do cinematógrafo criada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière foi o marco inicial da história do cinema. O cinematógrafo foi o primeiro equipamento utilizado para filmar e projetar imagens. Era um aparelho que consistia em captar vários instantes em fotogramas criando uma ilusão de movimento que por um tempo ocorre em uma lente fotográfica e depois é reproduzido em uma tela que permite a verificação do movimento.

Após a criação do cinematógrafo o pai dos irmãos Lumiére organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro de 1895 no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso, e por isso esse dia é considerado o nascimento do cinema. Após essa exposição os irmãos Lumiére enviaram ao mundo sua criação, com o intuito de apresentar pequenos filmes como um inicio do cinema amador. "Sortie de l'usine Lumière à Lyon" é considerado como o primeiro audiovisual exibido na história, foi produzido e dirigido por Louis Lumière.

Cinema mudo

O cinematógrafo deu inicio ao cinema, mas no inicio as pequenas produções eram sem áudio, sem som. Por muito tempo os inventores e produtores tentaram conciliar imagem com um som mas nenhuma tentativa deu certo até a década de 20. Por 30 anos os filmes eram silenciosos e por muitas vezes acompanhados de música ao vivo, de efeitos especiais e narração, alem de diálogos escritos nas cenas.

Cinema Sonoro

Já haviam feitos experimentos com som, mas sempre havia problemas de sincronização e amplificação. Em 1926, a Warner Brothers implantou o sistema de som Vitaphone que era uma gravação de som sobre um disco. Até que em 1928 o filme The Lights of New York produzido pela Warner Brothers se tornou o primeiro filme com audio sincronizado. Após o Vitaphone saíram novas formas de sincronização de som que consistia em um sistema de som próprio do filme. No fim de 1929 o cinema norte-americano era quase todo falado, em outros lugares a mudança do cinema mudo para o cinema sonoro demorou mais tempo.

Hollywood

Hollywood é um distrito da cidade de Lós Angeles na Califórnia de grande importância na constituição da identidade cultural dos Estados Unidos, e está situado a noroeste de Downtown Los Angeles. Hollywood como todos conhecem hoje em dia, é o lugar que abriga alguns dos maiores estúdios de cinema do mundo, onde os melhores e mais rentáveis filmes são produzidos, gerando lucros que chegam à casa das centenas de milhões de dólares. Quando o cinema ainda estava sendo criado foram inventadas varias máquinas para a gravação sendo que a principal foi criada por Thomas Edison, como a maquina era de sua criação ele possuía a patente dela que era muito cara fazendo com que os filmes se também tornassem muito caros, impedindo a popularização do cinema, então os grandes produtores pensaram em se mudar para um lugar onde as patentes não valem, ou seja, podiam gravar os filmes sem pagar nada. Assim todos os estúdios se mudaram para um lugar na Califórnia conhecido como Hollywood onde eles poderiam usar a maquina criada por Thomas Edison sem pagar nada.

Principais estúdios

• CBS Columbia Square

• Charlie Chaplin Studios

• Gower Gulch

• Paramount Pictures • Sunset Gower Studios

• The Prospect Studios

• Universal Studios Hollywood

• 20th Century Fox

Cinema a cores

O primeiro processo, chamado colorização, era realizado por meio artesanal, onde os fotogramas eram coloridos um a um no positivo preto e branco, mas era necessária muita mão de obra, o custo era alto e o rendimento baixo.

Em 1915, nos EUA, foi desenvolvida a Technicolor para captar a cor natural do filme, que nos anos 30 foi aperfeiçoada pelos irmãos Lumiére e chamada de Technicolor de três películas. Entretanto os produtores tinham receio de que a cor desviasse a atenção do enredo e da interpretação dos atores, por isso vários cineastas foram contra a implementação da cor. Em 1935 foi feito o primeiro filme inteiramente colorido, e mesmo assim só continha três cores

Cinemas por década

Anos 30

Foi o período em que filmes históricos ou bíblicos tinham uma relação. Filmes de gangsters se tornaram populares como o "Little Caesar" e o "The Public Enemy" , esses filmes foram influenciados pelo expressionismo Europeu.

A ficção cientifica que já existia desde o cinema mudo se desenvolveu mais com a produção de clássicos como o ‘’Drácula’’ de 1931 e ‘’Frankenstein’’ também de 1931. Outros filmes que se destacaram na época foram ‘’ O maravilhoso Mágico de Oz, Gone with the Wind, Cantinflas filme mexicano, além do filme luso-brasileiro Carmem Miranda que estreou no filme “Alô, Alô Carnaval ‘’.

Anos 40

Ness a época o cinema foi marcado pela Segunda Guerra Mundial, abordando temas patriotas e antinazistas. Também houve inovações nos ângulos de filmagem e na narrativa não linear.

A década também ficou marcada por ser a primeira na qual diretores e escritores foram punidos por utilizarem o cinema para fazer apologia ao comunismo.

Já na Ítália o cinema teve outro foco, as críticas de cunho social eram voltadas ao regime Mussolini e para demonstrar a revolta da população, os cineastas optaram por atores não profissionais e iluminação natural.

Os filmes que marcaram os anos 40 e exemplificam as características citadas a cima são:

• Casablanca

• Cidadão Kane

• Ladrões de bicicletas

Anos 50

A indústria cinematográfica Atlântida, que foi considerada uma das mais fortes do país, ainda tinha problemas como : estúdios mal acomodados,equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com