TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Critica Musical

Por:   •  30/11/2019  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais as características da música no século 19? Após a compreensão sobre a obra de Beethoven, indique com suas palavras, porque os compositores românticos incorporaram Beethoven como modelo ideal.

A música do século 19, diferentemente do aclamado clássico do século anterior, muda o lado perfeccionista e idealista para o lado fictício, romântico e sobrenatural, muito distante da realidade, enaltecendo heróis. A musica tinha poder de sugestão e mistério, atuando diretamente sobre o espírito. Artista e sua personalidade são confundidas com sua obra de arte, a clareza clássica anterior é substituída por certa obscuridade e duplos sentidos; a afirmação é substituída pela sugestão.

Ludwig van Beethoven é o compositor mais aclamado da historia, e na sua época não foi diferente. Ele era tido como modelo ideal pelos compositores românticos porque procurou superar a produção musical de seu tempo, criando novas ferramentas para o campo da composição, incorporando as qualidades caras ao Romantismo musical e ao fato de possuir uma identidade única em suas composições e trabalhos.

2) Cite dois representantes vinculados ao grupo de compositores radicais do século 19, e justifique o porquê de sua obra ser entendida sob esse aspecto. Do mesmo modo, indique dois compositores associados ao grupo dos tradicionais e a razão dessa associação.

Como representantes do grupo radical podemos destacar Hector Berlioz (1803-1869) e Richard Wagner (1813-1883), ambos são considerados radicais por suas composições de ação e programática. Berlioz usa a Ideia fixa, onde o tema principal representa a imagem obsessiva da amada do herói, é repetido inúmeras vezes durante a obra sob diferentes formas. Wagner volta sua produção para o teatro, criando o conceito da união de todas obras, transformando operas em obras completas com dança e literatura, carregando uma proposta idealista de criação da obra de arte absoluta, indo alem dos ideais românticos.

Já, os representantes do grupo tradicional em destaque foram: Felix Mendelssohn (1809-1847) e Johannes Brahms (1833-1897) sendo assim classificados pelo tradicionalismo e fidelidade a idéia romantica.

REFERENCIAS: MEDEIROS, A. R. História e Crítica Musical: do Classicismo à Música Contemporânea. Batatais: Claretiano, 2016. Unidade 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com