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IDENTIDADE POR MEIO DO RETRATO, AUTORRETRATO E FOTOGRAFIA

Por:   •  8/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

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IDENTIDADE POR MEIO DO RETRATO, AUTORRETRATO E FOTOGRAFIA

Ana Claudia Santos de Souza

Aroldo Pereira Lima

Simony Aparecida Rodrigues da Rosa

Suilene Oliveira Farias

Vivian Calazans

Profª. Orientadora Magda Simone de Toni

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Artes Visuais (ART 0011) – Estágio III

27/09/2012

1. JUSTIFICATIVA

Ao longo dos anos, por motivos diversos pessoas pintaram pessoas, isto demonstra o deslumbramento do ser humano pela sua própria imagem. A História mostra que além da pintura, os retratos também eram produzidos em bustos (escultura), em relevos (impressão nas moedas e medalhões) e em outras representações.

Até o Renascimento as pinturas eram feitas sobre a parede, limitando assim o trabalho dos artistas. A revolução veio com a invenção da tinta a óleo e da tela, no auge do Renascimento. Isso dinamizou a produção e os artistas passaram a viver de seu trabalho. Assim, o retrato passa a ser uma importante fonte de renda para os artistas e as encomendas passaram a ser constantes. O modelo econômico burguês apontava novos rumos sociais. Os retratos eram símbolos de status entre os representantes das elites, pois queriam projetar suas imagens na vida pública e privada. “Nos séculos XVI e XVII, os grandes pintores se especializaram em pintura de retratos para servir aos governantes, pois era por meio dos retratos encomendados pelas personalidades do império que os artistas conseguiam riqueza e fama” (SANT’ANNA, 2009, p. 06).

Neste gênero de pintura (retratos) também se incluem os autorretratos. Não apenas os governantes e burgueses desejavam ter seus rostos pintados, mas também os próprios artistas.

A produção de autorretratos acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em trabalhos que trazem a marca da autorreflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico. Nesses retratos, em que os artistas se vêem e se deixam ver pelo espectador, de modo geral, o foco está sobre o rosto, quase sempre em primeiro plano. (Disponível em: <www.itaucultural.com.br>. Acesso em: 25 set. 2012.)

Existe inúmeros autorretratos de artistas nacionais e internacionais interessantes de se analisar e observar como eles vêem e se retrataram.

“Antes da invenção da fotografia, a pintura de retratos era a única maneira de registrar a imagem das pessoas. Somente em 1817 surge a fotografia impressa sobre o papel” (SANT’ANNA, 2009, p. 09).

Segundo Sant’anna:

Com o advento da fotografia alguns artistas sentiram-se ameaçados. Na realidade, a fotografia libertou a pintura da necessidade de ser fiel ao original, ao modelo. A partir de seu aparecimento, milhares de novas possibilidades foram descobertas pelos artistas, que começaram a explorar novas maneiras de fazer retratos. Agora o retrato passa a registrar também os sentimentos e personalidade das pessoas. (2009, p. 09-10).

O desenvolvimento tecnológico junto com a facilidade econômica proporcionou a população adquirir as máquinas fotográficas. Atualmente, a maioria das pessoas registra suas ações por meio de máquinas digitais, celulares e depois compartilha essas imagens nas redes sociais. É um hábito corriqueiro e constante na contemporaneidade. Todos clicam seus momentos.

“A fotografia deixou de ser restrita à documentação de fatos e de registros de momentos, e passou a ser reconhecida como linguagem artística, da qual muitos artistas se valem para criar novas imagens” (SANT’ANNA, 2009, p. 09).

Ainda Sant’anna:

Os retratos são populares por duas razões: os retratados gostam de ter a fisionomia registrada para a posteridade, e aqueles que apreciam a pintura gostam de descobrir a aparência das pessoas do passado. Por isso, o tema extrapola a linguagem plástica e abrange a literatura e a música. As biografias, por exemplo, são retratos elaborados com palavras. Algumas músicas também cantam a personalidade e as características de uma personagem ou do próprio autor da letra (2009, p.11)

Outras variantes do retrato são: o falado e as caricaturas - retratos cômicos de políticos e personalidades públicas desenhados de forma engraçada.

Diante deste contexto, a proposta é trabalhar a temática identidade por meio do retrato, autorretrato e a fotografia, ministrando um curso de capacitação para os professores de Artes que lecionam para o ensino médio. Iremos propor também a leitura de alguns textos para fundamentar e contextualizar a temática, bem como a análise de alguns retratos e autorretratos. E apresentar sugestões de atividades para a prática em sala de aula.

2. PÚBLICO ALVO

O Curso de formação será oferecido aos professores de Artes que ministram aulas para as turmas do Ensino Médio.

3. DURAÇÃO

10 horas aulas.

4. OBJETIVOS

 Apresentar sugestões metodológicas para se trabalhar a temática “Identidade” nas aulas de Artes.

 Reconhecer a Identidade por meio do retrato, autorretrato e fotografia.

 Conhecer a importância do retrato e do autorretrato na arte e as mudanças ocorridas nesse gênero de pintura através dos tempos.

 Conhecer diferentes autorretratos de artistas.

 Refletir sobre a importância e as mudanças ocorridas na produção de retratos e autorretratos após a invenção da fotografia.

 Conhecer outras linguagens para produzir os autorretratos.

 Produzir retratos e autorretratos utilizando técnicas de fotografias e textos literários.

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