TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGANDO E CRIANDO POESIAS COM NOSSOS SIMBOLOS NA EDUCACAO INFANTIL COM A TURMA MISTA DO INFANTIL IV E V DO CMEI AUGUSTO CANTO

Por:   •  29/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO:

Investigando e Criando Poesia com Nossos Simbolos

TITULO:

INVESTIGANDO E CRIANDO POESIAS COM NOSSOS SIMBOLOS NA EDUCACAO INFANTIL COM A TURMA MISTA DO INFANTIL IV E V DO CMEI AUGUSTO CANTO.

DESCRICAO

PROJETO DE ESTUDO: Pesquisar e investigar os simbolos de cada criança

PERIODO DE REALIZACAO : Durante o ano letivo

GRUPO ENVOLVIDO: Infantil IV E V turma Mista

EDUCADORA RESPONSAVEL: PROFª:tere

JUSTIFICATIVA

A poesia é um gênero literário preferido das crianças em razão de caráter lúdico, sua musicalidade, pelas brincadeiras com os sentidos das palavras e pelo humor. Ela diverte, agrada, mexe com o imaginário infantil e aguça a criatividade.

A poesia nos leva a conversar, explorar ritmos de sonoridades, desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real. Relacionar significações, adquirir conhecimento da linguagem escrita e do mundo despertando o lúdico, imaginação e a fantasia; elementos importantes para o pleno desenvolvimento da criança.

Desta forma, o presente projeto poesia com os simbolos tem como proposta realizar um trabalho em que os pais possam participar das atividades escolar da vida de seus filhos, assim vivenciando o papel dos autores da poesia do simbolo de seus filhos.

Buscou-se entao uma forma de trabalhar a interpretacao de cada simbolo que sao classificados como : animais, plantas, alimentos e astro onde cada crianca possui umn simbolo para melhor identificar o seu nome e seus pertences. atraves da realizacao da poesia da autoria dos pais e apresentacao de forma lida para as cricnacas sobre cada simbolo, apos as atividades realizadas sera construido um livro dos simbolos sobre o que ja descobrimos, . finalçizando com a construcao de cada simbolo uma dobradura. os que envolvem alimentacao sera realizado a cuylçinaria para a degustacao de alimentos juntamente com as criancas.

OBJETIVO GERAL:

Investigar e criar poesia com o simbolo de cada criança na educacao infantil como animais, plantas, astros e brinquedos, tendo a participação especial dos pais como autores destas poesias.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Desenvolver o prazer pela leitura e a escrita, assim como expressão corporal, musicalidade, imaginação, fantasias e faz de conta, atraves da poesia.

Despertar na crianca o gosto e o prazer pela poesia;

Conhecer as poesias criadas pelos pais ou responsáveis;

Despertar a criatividade plástica;

Ampliar o repertorio musical.

Envolver os pais no projeto como criadores de suas proprias poesias;

Construir um livro com a poesia dos simbolos com dobraduras.

construir o simbolo com material reciclados.

DESENVOLVIMENTO

No sentido figurado, "poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela".

o desenvolvimento deste projeto dará o inicio com o compromisso da semana levado pelas criancas para casa com a finalidade dos pais ou responsaveis realizar a escrita de uma poesia sobre o simbolo trabalhado na semana confecção de um livro com as poesias feitas pela propria autoria dos pais ou responsaveis com todos os trabalhos realizados durante o projeto. Seguido por uma exposição deste aos pais, colegas e professores da escola. Nisto, também os alunos irão apresentar uma pequena poesia, para todos.

A cada simbolo trabalhado sera realizado diversas atividades: tais como a colagem da poesia no livro dos simbolos; a investigacao do simbolo em livros revistas e internet, onde sera lido curiosidades sobre o simbolo, apos sera realizado uma roda de conversa com as crianças pra ver o que eles aprenderam sobre o simbolo, quais foram suas descobertas.

sera realizado a colagem da poesia das poesias no caderno de atividade onde as criancas iram identificar a palavra escrita do simbolo da semana, circular a letra inicial da palavra;

sera realizado a segmentacao da palavra do simbolo da semana;

realizacao de pintura, recorte , colagem, dobraduras de cada cada simbolo pra a colagem no livro dos simbolos;

a cada simbolo investigado sera confeccionado uma pagina ilustrativa com a poesia e dobradura do simbolo para que desperte a atenção das crianças;

Leitura de poesias no começo e no fim das aulas;

Confecção de mural com os desenhos das crianças com registro de cada simbolo;

Apresentação do simbolo no caderno de atividades de formas variadas – pinturas, colagem, varal, painel, mural, etc;

Confeçcão do simbolo com material reciclado;

ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com