TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE I ETAPA IV

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA
LUCIANA MARIA DE OLIVEIRA COSTA











ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE I
ETAPA IV





UNIVERSIDADE DE UBERABA


LUCIANA MARIA DE OLIVEIRA COSTA



ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE I
ETAPA IV




Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I, referente ao Curso de Pedagogia –UNIUBE realizado na Escola Estadual Dona Jacy Francisca Garcia  no Distrito de Baixa Verde/MG, relativo ao período do 4º semestre, sob a orientação da Preceptora  Daniela Cácia Fonseca Almeida Silveira.





SUMÁRIO



1.Introdução ..............................................................................................................04
2.Desenvolvimento................................................................................................... 05
3.Conclusão.............................................................................................................. 10
4.Referências Bibliográficas .....................................................................................11
















INTRODUÇÃO

Conforme exigência curricular do curso de pedagogia oferecida pela UNIUBE para a formação acadêmica, o presente relatório de estágio tem como finalidade apresentar os registros dos trabalhos e atividades desenvolvidas pela estagiária Luciana Maria de oliveira Costa, na Escola Estadual Dona Jacy Francisca Garcia, instituição ofertante do Estágio Curricular Supervisionado I em Pedagogia sob a orientação da Preceptora Daniela Cácia Fonseca Almeida Silveira.
Em atendimento às exigências para conclusão do 4ª Período do Curso de Pedagogia da Uniube, o cronograma do Estágio Curricular Supervisionado foi realizado no período, sendo 120(cento e vinte) horas de observação. Na Educação Infantil 1º e 2º período.
O Estágio Supervisionado I foi realizado na Escola Estadual Dona Jacy Francisca Garcia, na Rua  C , s/n° no  Distrito de Baixa Verde, O período do estágio foi de setembro a outubro, realizado em toda escola. . A carga horária dessa I etapa foi de 120 horas, tendo inicio no dia 22 de setembro e terminou no dia 22 de outubro de 2014.
A referida escola foi considerada como campo de estágio e as atividades foram desenvolvidas atendendo ao cronograma planejado e orientado pelo Supervisor designado pela Direção da Escola e a própria Diretora.
Diante da importância de se praticar para aprender tenho em mente que o estagio supervisionado só terá a me acrescentar no futuro como educadora. E me possibilitara rever ações praticas educativas, analisar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso, confrontando com sua experiência. Buscando aprimorar minha formação profissional e contribuir no processo educativo da instituição de ensino; As teorias sobre desenvolvimento e aprendizado da criança nas perspectivas dos teóricos como Paulo Piaget, Freud, Vygotsk e outros mais são ferramentas indispensáveis na educação e varias outras disciplinas aqui já estudadas. Os estudos sobre suas teorias nos da suporte para um crescimento profissional e um amparo para a realização deste estagio. Assim minhas expectativas quanto ao mesmo são as melhores possíveis.


04

2-DESENVOLVIMENTO
Ao chegar na Escola Estadual Dona Jacy Francisca Garcia, primeiramente procurei a direção da escola para comunicar-lhes e fazer o pedido de estagio desde já fui muito bem recebida por todos da direção. No segundo dia ao dar inicio ao estágio foi se então o momento das apresentações entre mim e a professora e sua classe; todos me receberam com muito afeto, os alunos tentam a toda maneira te agradar, a professora é bem comunicativa, sabe desenvolver a sua aula apesar de alguns contratempos, mas são coisas pequenas perto da didática dominada Por ela. Em maior convívio com a professora pude notar que ela ama o que faz. Tornando assim o ambiente de trabalho e convívio com os colegas algo mais prazeroso e eficaz, sendo que todos os que chegavam em sua sala eram bem recebidos.
Sei que não será uma tarefa fácil mas pretendo cumprir os objetivos para um melhor conhecimento quanto ao contexto escolar.
Estágio supervisionado tem sido alvo de grandes estudos que revelam suas dificuldades e seu potencial, gerando transformações na vida desses profissionais. Este é um momento na formação em que o graduando pode vivenciar experiências na escola , conhecendo melhor sua área de atuação e as demais dos funcionários da escola.
Portanto para uma formação qualificada de um pedagogo deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade. O Estágio Supervisionado I é um componente curricular implementador do perfil do futuro educador e consiste numa atividade prazerosa de se ver e indispensável à consolidação de uma formação profissional adequada.
A maior parte do tempo fiquei na sala de aula. A secretária, muito amável me explicou e informou-me sobre o funcionamento da escola e forneceu-me os documentos que necessitaria. Passando-me as informações necessárias e ajudando no estágio.
Ao chegar perto da escola sempre ouço a sirene tocar. Quando ela toca todos os alunos que se encontram próximos do portão entram correndo como de costume. Quando chego ao portal todos já se adentraram e se encontram no pátio em filas fazendo a oração de todos os dias e ao terminarem a diretora fala algumas palavras como, por exemplo, um dia pediu a todos os alunos que colaborassem com a limpeza da escola, evitando jogar lixo em qualquer lugar, alertando-os a utilizarem as lixeiras, principalmente na hora do recreio que é o momento que eles mais produzem lixo, todos

05

os alunos ouviram atentamente, prometendo serem mais cuidadosos com a limpeza da escola. Em seguida os alunos entraram para suas respectivas salas.
Assim, como é o costume de todos os dias, ás 07:00 os alunos se organizam em filas no pátio, para fazerem a oração e cantarem. Após este tradicional costume, os alunos em fila se direcionam para a sala de aula, acompanhados pela professora.
Nesta época de fim de ano com festas, eu e alguns funcionários incumbidos de tarefas que não lhes tomava todo o tempo de aula enfeitaram a escola de forma alegre e natalina, pois além de ser o mês do Natal, teria festa para os alunos que iriam formar do pré-escolar.
O estágio teve todo processo de pesquisa, observação e análise da estrutura. Assim como em casa havia dias em que todos estavam de bom humor, outros dias alguns apareciam meio nervosos ou eu mesma com o estágio. Mas em geral sempre prontos a me ajudar. Mesmo a escola atendendo a maior parte de crianças carentes é um local de muito amor, conquistas e a cada dia superação.
Os elementos constados neste relatório estão de acordo com as análises dos realizadas na Escola Estadual dona Jacy Francisca Garcia. Essas análises estão voltadas para os aspectos de processos metodológicos de análise, postura profissional (responsabilidade, pontualidade, ética, relacionamento interpessoal e inter-profissional) desenvolvidos pela estagiária.
Portanto com as observações foi possível perceber que antes de estarmos diante de uma sala é necessário que vivenciemos a escola e o ambiente escolar como um todo. Conhecendo o projeto político pedagógico, o regimento da escolas, fatores que fazem com que a teoria ajude e muito na prática.
Este período em sala de aula foi prazeroso. Os elementos coletados no estágio, como: contexto sócio-cultural-educacional, procedimentos didáticos, histórico da instituição, dentre outros serão relatados a seguir.
Quanto ao relacionamento entre os alunos não vi divergências onde se pudesse ser mais enérgicos, vi um quadro muito grande de carência afetiva das crianças, e a professora acaba tendo que suprir de alguma forma este espaço, dando-lhes muito carinho, vi que todos os alunos lhes têm admiração. Comentando com a professora esta carência, ela me confirmou que estas crianças têm diversos problemas em suas casas, pude então compreender. A professora utiliza uma abordagem construtivista, juntamente com a psicomotricidade, baseando-se no PCN’s, dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com