TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protagonismo Infantil e Participação Infantil

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  1.645 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA –         5º SEMESTRE

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Participação Infantil

[pic 3]

Ipatinga

2015

        

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Eixo temático: Protagonismo Infantil e Participação Infantil

Trabalho apresentado ao Curso (pegagogia)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  (Organização e Didática na Educação Infantil; Arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV).

Prof. : Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinie, Rosely Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.

Tutota Eletrônica: Vivinane de Mello Pinheiro Mattei.

Tutura de Sala: Cleonice Aparecida de Souza

IPATINGA

2015

INTRODUÇÃO

                 O trabalho tem por finalidade conceituar o Protagonismo Infantil e discutir a importância da Participação Infantil para o desenvolvimento da criança no processo escolar e no meio social. E também mostrar a importância do professor para promover o protagonisno infantil através de suas ações. Permite compreender como o desenvolvimento do conceito de infância e a adoção de alguns critérios poderão promover maior aproximação entre crianças e adultos e suas formas de compartilhar projetos, responsabilidaes e compromissos.

 

.

 


 DESENVOLVIMENTO

Inicialmente conceituaremos o termo Protagonismo Infantil que envolve uma concepção distinta da infância e de sua participação como atores sociais. Define-se pelo fato da criança ocupar o lugar principal no contexto de transformações sociais. A criança se envolve ativamente nos processos decisórios coletivos nos ambientes escolares. A criança é protagonista de seu processo de conhecimento. A criança é um sujeito ativo e deve se escutada.

O termo Protagonismo Infantil e Participação Infantil estão coligados, pois ambos apontam para a importância da valorização da escuta à criança, da valorização de sua participação no processo educativo e no desenvolvimento de projetos. Nos dois termos a criança é o ponto principal para o reconhecimento da infância em sua capacidade e possibilidade de perceber, interpretar, analisar, questionar, propor e agir em seu ambiente social, comunitário e familiar.

É importante que as crianças participem nas atividades escolares para o seu estímulo, para que desenvolvam o seu senso crítico, sua capacidade de observação, exploração e para a obtenção do autoconhecimento. Através da participação infantil há um contato maior entre alunos, professores, coordenadores, pais, sociedade enfim todos que as rodeiam. Para isso é necessário que todos usem a metodologia da escuta, pois é através da escuta que passamos entende-las e valorizar suas opiniões e ajudando-as assim em seu processo de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com