TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Música, jogo e poesia na educação musical escolar

Por:   •  3/2/2016  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

joão vitor dyundi nakao

Fichamento: Música, jogo e poesia na educação musical escolar

[pic 3]

LONDRINA

2015

Música, jogo e poesia na educação musical escolar.

Viviane Beineke

     O artigo de Viviane Beineke aborda o "[...] diálogo entre estudos sobre as culturas lúdicas da infância e a produção de música para crianças." (p.9) com o objetivo de "[...] favorecer a expressão criativa e prazerosa da criança no fazer musical coletivo." (p. 9). Segundo Pescetti, (2005) as canções podem ser consideradas infantis quando possuem um ou mais dos elementos destacado por ele: "[...] (1) as letras referentes ao mundo infantil; (2) o trabalho com elementos musicais reduzidos/essenciais e (3) a presença do jogo." (p.10). Porém para ele o elemento mais importante é a presença do jogo, não necessariamente o jogo em si,

[...] mas que o compositor, o arranjador ou o intérprete tenham jogado e joguem ao compor, arranjar ou interpretar a música; que "tenham jogado com as palavras, com a linguagem musical, com as possibilidades timbrísticas e interpretativas” (p. 10).

Em outras palavras, o "clima infantil" é determinado pelo caráter lúdico de uma música, de uma aula ou de um programa de rádio. 

Há uma grande diferença entre

[...] a brincadeira que acontece na sala de aula da brincadeira do jogo espontâneo, praticado pelas crianças sem intervenção nem orientação dos adultos. (p. 11).

Devido a isso, é de extrema importância o reconhecimento dos educadores como mediadores do brincar na educação.

[...] Para a criança, a brincadeira é uma forma de expressão, e esse significado precisa estar presente também nas brincadeiras estabelecidas na escola. Se o brincar se estabelece na sala de aula apenas como ferramenta de ensino, ele perde seu potencial criador, imaginativo, de possibilidade de expressão, reinvenção e ressignificação das suas ações. (p. 12).

Leite (2002) explica que o educador também precisa brincar, pois é esse quem assume o caráter mediador com as crianças, ampliando assim, o seu acervo de experiências, apresentando novos jogos ou outras regras para as brincadeiras.

A partir de tais estudos, o projeto "Produção de Material Didático para o Ensino de Música", do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, começou a explorar jogos de mãos, brincadeiras cantadas, parlendas, adivinhas e trava-línguas que animam o universo infantil, para a produção de arranjos e composições musicais que poderiam ser usadas pelos próprios estudantes em suas práticas de ensino.

A partir disso, o grupo elaborou, para cada música, um jogo musical, cujo objetivo era permitir que a criança além de cantar, participasse do arranjo e brincasse coletivamente, de modo que ela interagisse com a música de diversas formas: tocando em grupo, criando e recriando arranjos, improvisando, ouvindo e analisando.

Isso tudo por meio da utilização de simples e acessíveis materiais em prol da expressão criativa e prazerosa da criança no fazer musical coletivo. Dentre esses materiais podem-se citar copos plásticos, cabos de vassoura, a flauta doce e o próprio corpo como um meio de explorar sonoridades. Optou-se por não definir detalhes de execução musical nem de arranjo no que se diz respeito à apresentação dos jogos aos professores, pois isso estaria "[...] indo contra os princípios que geraram o trabalho: o seu caráter lúdico e brincante." (p. 14). O material criado pelo grupo não estabelece uma faixa etária, pois ele entende que 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (545.5 Kb)   docx (523.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com