TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joan Miro

Trabalho Escolar: Joan Miro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 3

Joan Miró: vida e obra

Joan Miró.

Joan Miró teve uma vida difícil. Nasceu em 1983, na cidade Barcelona, e foi criado por uma família de artesãos. Apesar de demonstrar seu gosto pela pintura desde cedo, foi pressionado a entrar para uma carreira burocrática, o que lhe trouxe grandes problemas: em pouco tempo de trabalho, ao se ver preso a uma atividade monótona enquanto o país efervescia em correntes artísticas, Miró entrou em profunda depressão agravada por um ataque de febre tifoide.

O artista precisou de ajuda médica para voltar à atividade, mas foi o impulso necessário para largar tudo aquilo que lhe retirava o prazer de viver e entrar de vez para as artes. Miró estudou na Escola de Belas Artes de Barcelona e na Academia de Gali. Joan Miró estudou com Francisco Gali, que lhe ensinou tudo sobre as escolas de arte moderna de Paris, lhe introduziu ao mundo da leveza bizantina nas igrejas da Catalunha e à arquitetura de Antônio Gaudí.

– O Carnaval de Arlequim, 1924, óleo

Apesar de ser reconhecido pintor, Miró se dedicou às artes cerâmicas e teve influências do dadaísmo, fauvismo e cubismo durante sua vida artística. De 1915 até 1919, trabalhou em Montroig, cidade próxima à Barcelona, pintando paisagens, retratos e nus, mas foi em 1919 que sua vida mudou, quando se transferiu para Paris e dividiu sua vida entre Espanha e França.

Joan Miró: vida como artista de fato

Na França, foi amigo de Picasso, que o ajudou em suas pinturas, mas como era uma tarefa árdua vender qualquer tela de Miró, seu dinheiro sempre estava no limite. Seus pais também enviavam poucos recursos, para reafirmar a falta de vontade de incentivar sua vida artística. Miró passou fome por muitos dias e tentava aproveitar as alucinações que a falta de comida lhe dava pintando novos quadros e sentindo o mundo de um jeito diferente. O surrealismo de Miró não é parecido com os traços perfeitos de Dalí e Magritte, mas é focado no simbolismo e no minimalismo que conseguia aplicar em seus desenhos de formas inusitadas.

A Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial lhe deixaram marcas. Nesta época, ele estava vivendo na Espanha e lá produziu suas “pinturas selvagens”. Apesar disso, antes da eclosão da Segunda Guerra, estava na França realizando novos trabalhos em tapeçaria e produzindo cenários de balés.

– Nord-Sud, 1917 óleo

Após a Guerra Civil Espanhola, Miró já era conhecido no mundo todo e pintou murais de hotéis e universidades quando foi para Nova York. Ao retornar a Paris, em 1948, era um artista cultuado. Miró recebeu um prêmio de gravura na Bienal de Veneza, em 1954, e o mural que realizou para um prédio da UNESCO em Paris ganhou, quatro anos mais tarde, o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1980, já perto de sua morte, Miró recebeu uma Medalha de Ouro de Belas Artes do rei Juan Carlos I.

Reza a lenda que enquanto estudava na Escola de Belas Artes de Barcelona, Miró vendava seus olhos e tentava pintar objetos sem nenhuma experiência visual. Utilizava o tato para se livrar das formas reais dos objetos escolhidos e dava liberdade para sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com