TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGIA E QUÍMICA: POR QUE DA ESCOLHA? E QUAIS DIFICULDADES

Casos: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGIA E QUÍMICA: POR QUE DA ESCOLHA? E QUAIS DIFICULDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 9

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGIA E QUÍMICA: POR QUE DA ESCOLHA? E QUAIS DIFICULDADES.

Carla Ferreira Monteiro

Dhieys Paulo Oliveira Martins1

Maria Do Carmo Roberto Araujo1

Euricléia Gomes Coelho

RESUMO:

Atualmente o sistema de ensino superior brasileiro sofreu várias mudanças para atender a demanda de gerar oportunidades à pessoas de todas as classes sociais. Em contraposição a essas mudanças ocorreu um aumento muito significativo nos índices de desistência na graduação por motivos ainda estudados, como fatores econômicos e o principal apontado por muitos especialistas que é a insatisfação na escolha do curso. O que ocorre então é o abandono da graduação sem seu término, gerando despesas públicas e desperdícios sociais. O presente trabalho visa investigar a relação com a satisfação da escolha de curso dos discentes de licenciatura em ciências Biologia e Química no campus de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas. A meta traçada proporcionou o levantamento de dados estatísticos sobre as principais dificuldades para a formação nessa área e a opinião sobre a separação dessa licenciatura.

Palavras chave: Ensino superior, escolha, satisfação, licenciatura.

ABSTRACT

Now the superior Brazilian education system suffered several changes to assist the demand of generating opportunities to people of all of the social classes. In opposition the those changes happened a very significant increase in the cessation indexes in the graduation for reasons studied still, as economical factors and the main pointed for many specialists that it is the dissatisfaction in the choice of the course. What happens then is the abandonment of the graduation without her end, generating public expenses and social wastes. The present work seeks to investigate the relationship with the satisfaction of the choice of course of the degree descents in sciences Biology and Chemistry in the campus of Humaitá of the Federal University of Amazon. The drawn goal provided the rising of statistical data about the main difficulties for the formation in that area and the opinion about the separation of that degree.

Keywords: Higher education, choice, satisfaction, degree.

INTRODUÇÃO

O ensino superior brasileiro vem se aprimorando ao decorrer dos anos, comparado ao que se tinha nas décadas passadas houve uma grande melhora em termos de oportunidades e acessibilidade. Mas isso não é suficiente em nossa sociedade atual, ainda é preciso trabalhar muito em torno de políticas que possam disponibilizar uma formação abrangente à todos e principalmente de acordo com as opções de cada um.

“As matrículas de acesso para o Ensino Superior praticamente dobraram nas últimas décadas e continuam se expandindo. Mesmo assim, todos esses esforços ainda são insuficientes para atender à demanda (...). Ainda são poucas as instituições de Ensino Superior e as existentes enfrentam uma diversidade de problemas, em especial, no que se referem à qualidade, às desigualdades regionais e ao desequilíbrio da quantidade de profissionais qualificados em áreas específicas em desajuste com as exigências do mercado de trabalho” (STALLIVIERI, 2006).

No Brasil o ensino superior possui uma característica decisiva em seu estudo, que é a de recente implantação, somente em 1808 começou sua trajetória, e, atendendo a um público específico de pessoas. Como relata Durham, “As primeiras Instituições de ensino superior foram criadas apenas em 1808 e as primeiras universidades são ainda mais recentes, datando de década de 1930” (DURHAM, 2005).

A escolha profissional do jovem vem se formando desde o ensino básico, mas como que esse jovem vai lidar com suas opções em meio a uma sociedade que nem sempre está voltada para atender seu interesse e simplesmente focada na lucratividade.

“No entanto, entre a escolha profissional realizada e a efetivação da mesma, há um caminho repleto de fatores condicionantes que podem interferir na realização do curso ou da profissão desejada” (BASTOS, 2005). Há então aí uma série de fatores que interferem em uma boa escolha na carreira profissional mais desejada pelo jovem.

Muitas vezes a escolha é interferida, como afirma (BASTOS, 2005), por (...) “elementos como a necessidade de trabalhar, a falta de recursos para pagar um cursinho pré-vestibular ou uma faculdade, a impossibilidade de concorrer com igualdade com alunos oriundos de classes economicamente favorecidas, podem ter um peso decisivo na concretização de suas escolhas”.

Fica claro nas palavras da autora o modo como o capital pode interferir na escolha da carreira profissional do jovem, que por alguma falta de opção ou de necessidade pode não ser tão satisfatória quanto ele esperava.

Em decorrências de más escolhas, encontra-se um alto índice de evasão no ensino superior brasileiro e também um de reprovações muito grande com relação à base adquirida no ensino médio, que geralmente é insuficiente para suprir um bom início na vida acadêmica.

De acordo com os dados apontados no artigo do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da educação, da Ciência e da Tecnologia, “A evasão estudantil no ensino superior é um problema internacional que afeta o resultado dos sistemas educacionais. As perdas de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. No setor público, são recursos públicos investidos sem o devido retorno” (FILHO et. al., 2007).

Notadamente é um problema sério o abandono de cursos pelos discentes no ensino superior brasileiro, visto que muitas instituições não possuem programas para à manutenção desses estudantes. Outro ponto sobre esse problema é que quase sempre a evasão está relacionada com a satisfação do estudante na área desejada, que por uma falta de opção ou entendimento antes do início acadêmico sobre a área que irá se estabelecer, acaba abandonando o curso sem o término.

OBJETIVO GERAL

Analisar os motivos que levaram os discentes a cursarem licenciatura dupla em ciências- Biologia/Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) de Humaitá e as principais dificuldades encontradas por eles ao decorrer dessa graduação.

Objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com