TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS - CCAAB CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Por:   •  19/7/2019  •  Exam  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS - CCAAB

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

CCA 811 – NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM          SEMESTRE 2019.1

PROFª ROSANA ALMASSY

NOME: _________________________________________________________

VALOR: 1,7 pontos                                                      RENDIMENTO: _______

AVALIAÇÃO ESCRITA (Parte 1)

Tema: A emoção e sua relação com o processo de ensino e a aprendizagem

        

1) Observe as figuras 1 e 2 e responda ao que se pede em seguida.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

1.1) O sistema límbico está diretamente associado ao comportamento emocional e motivacional humano. Caracterize o sistema límbico, identificando as partes que o compõem e correlacionando-o com o processo de aprendizagem (figura 1). Destaque deve ser dado para a amígdala como centro coordenador de reações emocionais e motivacionais diversas.

O sistema límbico é responsável pelo processamento e controle das emoções no cérebro humano. O mesmo contém várias estruturas, que são o hipotálamo, hipocampo e a amígdala. Juntos, esses componentes trabalham para criar emoções simples e complexas, e eles contam com o sistema nervoso para ajudar as pessoas a expressar e transmitir pensamentos, ideias e sentimentos.

O hipotálamo alerta o corpo quando é hora de dormir, comer e beber, enviando sinais que as pessoas interpretam como fadiga, fome e sede.

O hipocampo age essencialmente como um sistema de dados de grande porte aqui é onde humores, pensamentos e memórias de curto prazo e longo prazo são armazenados.

A amígdala regula as emoções de medo e excitação, e inicia a resposta de “luta ou fuga”. A amigdala é importante ainda na aprendizagem, pois tem sido muito estudada no seu desenvolvimento com as emoções com valência negativa, como o medo e a raiva, mas parece estar envolvida também no desencadeamento das emoções positivas, como a sensação de bem-estar e prazer.

1.2) Qual a relação direta do sistema límbico com a memória e as emoções humanas?

        

A relação direta tem haver com a amigdala cerebral que é uma região de substancia cinzenta subcortical do lobo temporal. A amigdala costuma ser incluída em um conjunto de estruturas encefálicas conhecido como sistema límbico, ao qual se atribui o controle das emoções e dos processos emocionais.  

Ele é um aglomerado de neurônios de organização complexa, que tem múltiplas conexões com outras áreas do sistema nervoso.  Através dessas conexões a amigdala age como um centro coordenador, que dispara comando que poderão provocar, como exemplo, o aumento da vigilância e as modificações viscerais. Ela também interage com o córtex cerebral, permitindo que a identificação da emoção seja feita, e podendo ocasionar, além disso, o aparecimento e persistência de um determinado estado de humor.

1.3) Explique de que forma acontece a expressão física do medo quando, por exemplo, vemos algo que julgamos ser um perigo a nossa vida (ver figura 2).

Um determinado estimulo que tenha valor emocional pode afetar o cérebro de duas maneiras. A primeira é mais lenta, segue as vias sensórias ate o córtex cerebral sendo a informação depois enviada a amigdala. Neste primeiro caso o cérebro identifica o estimulo “o que é” e depois o avalia “qual a importância pra mim”. E a segunda via nervosa que, após seguir inicialmente as mesmas via sensórias, segue direto a amigdala antes de chegar ao córtex cerebral.  

 

O medo é uma sensação. Essa sensação está ligada a um estado em que o organismo se coloca em alerta, diante de algo que se acredita ser uma ameaça.as características físicas reproduzidas pelo sentimento de medo preparam o corpo para duas prováveis reações naturais: o confronto ou a fuga .

 É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga,

1.4) Qual a influência do sistema límbico quando afirmamos que cérebros ameaçados não conseguem aprender?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com