TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc licenciatura em Biologia

Por:   •  20/4/2015  •  Monografia  •  6.703 Palavras (27 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 3]

FORMAÇÃO À DISTÂNCIA:

ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA

Jaguaquara Ba.

2009

MARCOS SCHIFINO MORETTI VIEIRA

FORMAÇÃO À DISTÂNCIA:

ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA

Portfólio Acadêmico apresentado como  Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Tecnologia  na modalidade Educação à Distância, pólo presencial da cidade de Jaguaquara, para obtenção do grau de licenciado.

Jaguaquara

2009

AGRADECIMENTOS

  • A Deus, por seu amor, bondade e misericórdia sempre constante em minha vida.  
  •  A minha mãe Marly Helena Schifino mulher guerreira que sempre me deu forças para continuar minha caminhada, obrigada pelo amor e cuidado que sempre tiveram comigo. Aos meus seis irmãos: Daniel, Salomão Raphael, Leonardo, Abraão e Moisés que sempre estiveram ao meu lado, pelo amor e incentivo.
  • A minha tutora Silvane Moreira, pela excelência nos conselhos e na mediação do conhecimento.
  • Aos colegas pelo deleitoso coleguismo pelas brincadeiras e pelas grandes amizades que fizemos ao longo do curso.
  • A tantos quantos, direta ou indiretamente colaboraram para que eu pudesse estar finalizando este curso.

SUMÁRIO

1º) APRESENTAÇÃO................................................................................................05

2º) OBJETIVOS..........................................................................................................07

3º) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................08

4º) DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.......................................................................20

5º) CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................24

6º) REFERÊNCIAS....................................................................................................25

7º) APÊNDICES ........................................................................................................26

1. APRESENTAÇÃO

        Neste trabalho de conclusão de curso  do graduando Marcos Schifino Moretti Vieira do curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC ead, foi abordado a importância de construir uma reflexão de todas as experiências e aprendizados adquiridos no decorrer deste curso, cada etapa teve a sua importância dos Temas Transversais nas aulas de ciências, cooperando para a formação do aluno como cidadão. Neste sentido, faz-se um breve histórico dos vários pontos de vista do ensino que permitiram as práticas pedagógicas e a expectativa da nova educação brasileira, sugerida a partir da reforma do Ensino Fundamental, que antevê um ensino contextualizado, interdisciplinar e transversal, em que questões sociais são tratadas dentro de um entendimento construtivista. A partir destas idéias, aborda-se e analisa-se o processo de ensino e aprendizagem adotado pelos professores do Ensino Fundamental no Município de Jaguaquara, destacando algumas sugestões para a melhoria da qualidade de ensino local.        

O portfólio acadêmico consiste em um trabalho de sistematização, registro, reflexão e auto-avaliação da práxis pedagógica desenvolvida no percurso das disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica I,II,III,IV,V e VI e Estagio Supervisionado I e II, e demais disciplinas estudadas, capaz de possibilitar ao estudante a reconstrução crítica da sua formação pessoal, acadêmica e profissional.         A sua construção foi pautada na necessidade de desenvolver habilidades, competências e atitudes que dêem suporte à prática do educador comprometido com a transformação da sociedade, partindo da reformulação do fazer docente. Procurei desenvolver um panorama das atividades didático-pedagógicas, realizadas no decorrer do curso de graduação, articulando diferentes áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e dialógica, propiciando condicionar a realidade educacional às produções acadêmicas, embasados nas teorias das diferentes disciplinas estudadas, no tocante ao papel do educador na sociedade e como a educação pode se transformar no processo de libertação e não de repressão. Todo esse conhecimento proferido com a ação será usado como suporte para a construção do perfil do educador do futuro.

         Durante a elaboração deste portfólio tive a oportunidade de reconstruir criticamente a minha formação pessoal, acadêmica e profissional. A transformação é a essência da historia; quem olha pra trás, na historia da sua própria vida, abarcará isso naturalmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o individuo e também para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebem as mudanças.

        Este trabalho é resultado de todas as vivências que me acompanharam ao longo de minha história paralelo as minhas experiências profissionais e por conseqüência as contribuições do curso de Licenciatura em Biologia, na modalidade ensino à distancia, da FTC tão importante para a minha construção do conhecimento.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

  • Consolidar saberes, habilidades e valores pautados na práxis pedagógicas crítica e reflexiva, através da análise da realidade educacional e das produções acadêmicas relevantes.

2.2. Objetivos Específicos

  • Analisar, de forma crítica e reflexiva, os meandros e processos pelos quais aconteceu a formação e qualificação docente no curso de Licenciatura em Biologia modalidade ensino à distância.
  • Reconhecer a importância da formação integral do ser humano para sua promoção e formação pessoal.
  • Contribuir para a reflexão a respeito do papel do educador frente aos novos desafios que surgem a cada instante.
  • Sugerir contribuições para a base de um fazer pedagógico voltado aos pilares propostos para a educação.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1. Dialogando sobre os temas transversais:

        Os temas transversais têm como alvo inserir no processo de ensino-aprendizagem pontos relevantes para a sociedade atual, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento científico e as preocupações do cotidiano. A combinação de temas e disciplinas propicia a construção de conceitos mais significativos e transformadores para os indivíduos e para a sociedade, pois permite uma relação mais direta entre teoria e prática. Ao atribuir sentido aos conceitos, o sujeito acrescenta novos elementos na construção de sua rede de conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (334.4 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com