TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES DE ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Por:   •  27/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.715 Palavras (19 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 19

FATORES DE ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM OS GRADUANDOS NO VALE DO ITAJAÍ

FACTORS OF CHOICE BY THE COURSE OF DEGREE IN MATHEMATICS: A SEARCH WITH THE UNDERGRADUATES IN THE ITAJAÍ VALLEY

Resumo: Nesse estudo de cunho predominantemente quantitativo, o objetivo foi demonstrar os fatores que influenciam o graduando pela escolha do curso de Licenciatura em Matemática. Uma escala de Likert com 24 indicadores ou variáveis, baseada em três constructos: econômico, psicológico e social, foi aplicada através de um questionário em uma amostra não probabilística de 95 graduandos de Matemática em cinco Instituições de Ensino Superior do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Obteve-se como resultados com viés econômico, o mercado de trabalho e as ofertas de emprego como as principais razões para a escolha. Os motivos sociais destacados foram a família e os pares. Além dos motivos psicológicos que os graduandos responderam como sendo a contribuição para o desenvolvimento pessoal ou apresenta maior satisfação do que as outras profissões.

Palavras-chave: Matemática. Ensino superior. Processo decisório.

        

Abstract: This study of quantitative predominantly, the objective was to demonstrate the factors that influence the undergraduate by choosing the course of degree in Mathematics. A Likert scale with 24 indicators or variables, based on three constructs: economic, psychological and social, was applied by means of a questionnaire in a non-probabilistic sample of 95 undergraduates of Mathematics in five Institutions of Higher Education of the Itajaí Valley, Santa Catarina. It was obtained as results with economic bias, the labor market and the offers of employment as the main reasons for the choice. The social reasons were seconded to the family and the pairs. In addition to the psychological reasons that undergraduates responded as being the contribution to the personal development or presents greater satisfaction of which the other professions.

Keywords: Mathematics. Higher Education. The decision-making process

1 Introdução

A escolha profissional geralmente ocorre durante a vivência do estudante no ensino médio, período em que o jovem ainda não está preparado para uma tomada de decisão desse porte. Como declara Moura (2011), durante muito tempo a profissão de uma pessoa era determinada pela camada social em que estava inserida ou pela família, que na maioria das vezes, influenciava nas decisões ou passava o ofício de pai para filho.

No entanto, diante do grande volume de informações, as dúvidas quanto ao mercado de trabalho e a concorrência para conquistar uma vaga na faculdade são fatores importantes que afetam a procura de um emprego e aumentam a pressão sobre essas escolhas (SANTOS, 2005: NEIVA; et al, 2005: MELLO-SILVA, 2003). O reconhecimento sobre a necessidade de frequentar um curso de graduação e pós-graduação tem aumentado ao longo dos anos. Nas palavras de Bernardim (2013), boa parte desse aumento se deve a qualificação e a resiliência exigida, bem como ao despreparo sentido pelos jovens para o mercado profissional.

Esse fato pode ocorrer devido à falta de informação recebida durante os anos de ensino médio, questão central na orientação profissional, que propicia aos estudantes a busca pelo autoconhecimento, através de seus interesses, valores, aptidões e da perspectiva de uma carreira etc. Porém, grande parte dos jovens relatam que não recebem nenhum tipo de orientação durante o período escolar e essa ausência de informação, muitas vezes, não influencia o jovem a refletir sobre suas opções de carreira (NORONHA; et al, 2010: COLEMAN; KREUZE; LANGSAM, 2004).

Na percepção de Vallore (2002), a globalização, as inovações tecnológicas, a perspectiva de carreira, a ampliação de cursos universitários, técnicos e tecnólogos proporcionam várias mudanças no mercado de trabalho, trazendo novos desafios a jovens que precisam acompanhar as mudanças ocorridas, exigindo uma reestruturação na mão-de-obra cada vez mais dinâmica. Na hora de optar por um curso, os jovens acabam escolhendo-o pelo “status”, “prestígio social”, “interesses” ou acabam sofrendo influência familiar.

Diante desse aspecto, Silva (2003) explica que o século XXI passa por profundas mudanças em razão dos rápidos movimentos econômicos no mundo, provocando a competitividade e o grau de exigências pelo mercado devido a evolução da tecnologia e da globalização. O aprender a aprender passa a ter nova concepção, no qual o estudante deve desenvolver habilidades e estímulos para continuar seus estudos, e não depender somente dos ensinamentos obtidos no ensino superior (LUIZ FILHO, 2002; VALLORE, 2002). Nesse cenário, percebe-se a necessidade de buscar uma melhor compreensão da escolha do curso de Licenciatura em Matemática, e quais fatores influenciaram essa decisão.

Nesse sentido, o objetivo desse estudo é identificar os fatores que influenciam a escolha dos graduandos pelo curso superior de Licenciatura em Matemática. Para tanto, busca-se responder à seguinte situação problema: Quais os fatores, sejam sociais, econômicos ou psicológicos, influenciam a escolha pelo curso de Licenciatura em Matemática? A hipótese é de que os fatores sociais precedem os psicológicos, e esses antes dos econômicos. A justificativa desse estudo se direciona ao graduando, que poderá ter subsídios para a escolha do curso superior.

2 Fatores influenciadores na escolha pelo curso superior

As pesquisas de Lowe e Simons (1997:2004) incluem-se no grupo dos referencias teóricos mais importantes no campo da psicologia vocacional, tendo como base o pressuposto de que o desenvolvimento cognoscitivo de um indivíduo torna-se mais sofisticado ampliando sua estrutura cognitiva, levando-o a uma independência em relação à família, tomando assim, decisões importantes que regerão seu futuro. Lowe e Simons (1997:2004) consideram três fatores que influenciam durante a escolha por um curso superior (Quadro 1).

Quadro 1: Fatores influenciadores na escolha pelo curso superior, a partir da teoria de Lowe e Simons (1997:2004).

Fatores influenciadores

Econômico

Psicológico

Social

- A escolha do curso universitário está associada ao mercado de trabalho.

- O conhecimento transforma em produtividade e, consequentemente, aumenta a renda.

- A lei da oferta e da procura, a tradição, o custo dos estudos, os ciclos econômicos e a tecnologia.

- Conhecer os próprios interesses é essencial quando se pensa em escolher uma profissão.

- Sua escolha está condicionada ao gosto, e procura virtudes na profissão que estejam em acordo com sua realização no plano individual e profissional.

- A dúvida em prestigiar no ato da escolha do curso o interesse pessoal ou os rumos para os quais o pensamento aponta.

- A família é fundamental no desenvolvimento e na formação de valores, fornecendo, dessa forma, informações, desenvolvimento e habilidades.

- A sociedade, seus pares, o ambiente familiar, sócio cultural e histórico influenciam nos objetivos educacionais.

- A vulnerabilidade a terceiros, mesmo após suas escolhas realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (315.4 Kb)   docx (121.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com