TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICHEL FOUCAULT E O PANÓPTICO

Por:   •  20/7/2016  •  Ensaio  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 5

VIGIAR E PUNIR.
(ANÁLISE DO TEXTO DE MICHEL FOUCAULT)
Matheus Gomes Basílio[1]

Resumo: Esta produção é uma síntese do texto de Michel Foucault, em que estará inserida a perspectiva e interpretação sobre a sociedade e como ela é organizada. Será analisado o capítulo III “O Panoptismo”, e o sustentáculo dessa análise é o “panóptico” de Jeremy Bentham. Para conseguirmos desenvolver este tema de um modo sucinto, veremos que os indivíduos desempenham papeis, que são de extrema importância para a existência dessa composição. Agregado a isso, faremos uma analogia entre o filme “O Show de Truman, o Show da Vida” do diretor Peter Weir, e o panóptico de Bentham.

Palavras-chave: Panóptico, vigilância, poder.

Artigo

Este artigo é um exercício de compreensão do poder e da coerção tratados no capítulo III “O Panoptismo” de Michel Foucault.

O texto se inicia com uma análise das medidas necessárias que eram adotadas no fim do século XVII para o controle da peste em uma cidade. Quando este fato ocorria, as medidas implantadas eram extremas e cumpridas à risca. Cada indivíduo era proibido de sair de sua residência, e estava sob pena de morte se descumprisse com essa norma. A cidade era dividida em quarteirões, onde se estabelecia o poder de um intendente. As ruas estavam sob a autoridade de um síndico, que a vigiava e punia a quem de desobedecesse. Uma rotina era imposta naquele local, e todos deveriam segui-las conforme as ordens estipuladas. As entradas e saídas eram monitoradas, para a alimentação, era necessário que as famílias tivessem um estoque, e caso fosse preciso, a saída para adquirir mais mantimentos era feita em turnos. Cada ser é alocado em seu lugar, ou seja, um tipo de prisão era instaurado a fim de evitar a praga “cada um trancado em sua gaiola, cada um à sua janela” (p. 163).

A vigilância era constante, sendo pautada em um sistema de registro permanente, com diversos relatórios. Um modelo compacto de disciplina é administrado. Os indivíduos estão em um local fixo, são controlados, e o poder de uma figura maior é exercido. A disciplina faz-se necessário para controlar a peste, por conseguinte a desordem e posteriormente a morte. Uma organização sistemática é formada, com isso diversos papeis de controle e poder são distribuídos, nessa cidade pestilenta, a hierarquia impera, assemelhando-se a um pseudogoverno perfeito.

Essa composição tem como figura arquitetural o panóptico de Jeremy Bentham. O princípio desse modelo é uma construção em anel, localizando-se no centro uma torre, possuidora de largas janelas. A construção periférica é dividida em celas, que atravessam a espessura da construção. Colocam-se indivíduos de diferentes caracteres em celas distintas, e um vigia na torre central. Com isso, um estado de visibilidade é construído, e uma relação de poder é exercida, e os detentos se encontram em uma função automática de poder, porque as janelas internas permitem a entrada da luz, e cria-se um sentimento de estar sendo observado. O panóptico mostra-se como um mecanismo de grande eficácia, visto que se pode intervir a qualquer momento e continuar funcionando normalmente. Essa relação de disciplina é o cerne e a principal característica do panóptico, que pode romper com as comunicações e ao mesmo tempo aprimorar esse exercício da disciplina. Sob vigilância, os indivíduos sabem que podem estar sendo observados, contudo, não conseguem provar tal fato.

Após o entendimento do funcionamento da estrutura do panóptico, desde a sua espinha dorsal, até a sua coerção sobre os indivíduos, faremos uma analogia desse mecanismo com o filme “O Show de Truman, o Show da Vida” do diretor Peter Weir. Truman (Jim Carrey), foi adotado, ainda recém-nascido, por um estúdio de televisão, que a partir desse momento acompanhará a sua vida e a transmitirá para todo o mundo, ou seja, a vida de Truman será um grande reality show. O programa faz bastante sucesso, e a sua vida é moldada pelo diretor e pelos organizadores do show. Compreendemos que a sua existência está estabelecida na vontade de outras pessoas, e amplamente controlada pela mídia. Milhares de pessoas acompanharam todos os seus passos, o seu cotidiano era monótono e repetitivo, por conseguinte, manipulado. Todos os seus gostos, as suas vontades e os seus desejos foram forjados pelo diretor do programa. Uma exemplificação disso era de que Truman quando pequeno sonhava em ser explorador, entretanto, o Todo Poderoso forja a morte de seu pai e cria um obstáculo em sua vida, o coagindo e impedindo de fazer o que desejava. “O Panóptico é um zoológico real; o animal é substituído pelo homem, a distribuição individual pelo grupamento específico e o rei pela maquinaria de um poder furtivo” (p. 168). Há a existência de um controle do poder sobre um indivíduo, que está em constante vigilância. Esse filme é a síntese exemplificada do Panoptismo de Bentham, em que o ser é vigiado, punido caso queira sair desse sistema, doutrinado a seguir parâmetros estipulados por outrem e impedido de sair da sair da redoma que se encontra, tanto física como psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com