TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minhas Ferias

Pesquisas Acadêmicas: Minhas Ferias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO:

A propriedade de duas ou mais substâncias líquidas se misturarem chama-se miscibilidade. Dois líquidos podem ser totalmente miscíveis, imiscíveis ou parcialmente miscíveis. Sistemas formados por água e álcool são miscíveis em quaisquer proporções, enquanto que água e óleo não irão se misturar independente das quantidades.

Líquidos parcialmente miscíveis são os que se misturam em determinadas proporções e temperaturas. Nitrobenzeno e hexano, água e fenol e água e etilenoglicol são exemplos de misturas parcialmente miscíveis.

O diagrama de fase de uma substância mostra as regiões de temperatura em que diversas fases são termodinamicamente estáveis.

Curva de Equilíbrio

De acordo com a curva de equilíbrio genérica, o número de fases dependerá da composição dos líquidos e da temperatura do sistema. A temperatura crítica superior é a maior temperatura na qual ocorre a separação entre duas fases. Esta temperatura ocorre em uma composição definida da mistura. No gráfico acima, a composição da água é de, aproximadamente, 50%.

Algumas misturas possuem uma temperatura crítica inferior. Abaixo desta temperatura, os líquidos são miscíveis em quaisquer proporções. Ainda existe um terceiro tipo de mistura, que possui temperaturas críticas superior e inferior. Água e nicotina é o exemplo mais famoso deste tipo.

2. OBJETIVO: Estudar a miscibilidade de dois líquidos parcialmente miscíveis em função da temperatura.

3. MATERIAIS E REAGENTES:

• Etileno glicol monobutil éter;

• Água destilada;

• Erlenmeyer de 125 mL;

• Pipeta graduada de 20 mL;

• Bureta graduada de 50 mL;

• Placa de aquecimento;

• Termômetro.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Adicionou-se 40 mL de água destilada em um erlenmeyer. Com auxílio de uma bureta, adicionou-se 5,0 mL de etileno glicol monobutil éter. Aqueceu-se a mistura até a formação de duas fases, observada através da turvação. Anotou-se a temperatura.

Repetiu-se o mesmo procedimento com os volumes de 8, 11, 19, 29, 44, 54 e 65 mL de etileno glicol monobutil éter.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Dados:

MMágua : 18,03 g / mol;

dágua : 0,993 g / mL;

MMetilenoglicol: 118, 18 g / mol;

Detilenoglicol : 0,9015 g / mL.

Utilizando-se os volumes e as densidades da água e do etileno glicol monobutil éter, calculou-se as frações volumétricas (ɸ) e mássicas (ω). Seguem os resultados na tabela 1.

Tabela 1: Frações volumétricas e mássicas

Vet.gl.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com