TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moda

Casos: Moda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Art Nouveau

O Art Nouveau teve seu inicio em 1890, segundo Weisberg (2004) este movimento foi conhecido como estilo internacional de arquitetura e artes decorativas, pois foi o inicio mais concreto da arte aplicada à indústria, tornando assim o Nouveau extremamente popular até 1910, por possibilitar a junção da arte e de todos os avanços industriais do período, sendo este estilo famoso principalmente na Europa, onde recebeu diferentes nomes, porem em sua maioria simbolizavam a busca pela novidade e/ou pelo novo.

Existiram alguns pontos que influenciaram este novo estilo, segundo Benton (2010) o primeiro foi a grande exposição universal, que aconteceu em Londres e tinha como intenção mostrar ao mundo o poder da industrialização e a capacidade de produção de algo com custos mais baixos, e contou com participação de artistas e indústrias do mundo inteiro, influenciando assim a preocupação de unir maquinários e processos artesanais. Outra grande influencia foi William Morris, que buscava no Arts and Crafts trazer elementos diferenciados de forma desordenada e com tendências revivalistas, outro artista deste período que influencio no Nouveu foi Arthur mackmurdo que criava em suas obras padrões florais. O japonismo também teve sua participação na formação do estilo, onde utilizava formas em perspectiva plana, cores fortes, formas orgânicas e as referencias para o mundo natural.

As principais características deste movimento, como afirma Weisberg (2004) foram às manifestações que se mostravam constantemente preocupadas em conferir a habilidade de seus representantes na exploração de traços obtidos na natureza. A sinuosidade e a complexidade das formas operavam como um tipo de confirmação dos limites que a produção industrial teria no mundo das artes. Em outras palavras, a existência de formas de plantas e animais demonstraria a exata distância que difere o labor artístico da reprodução realizada pelas máquinas.

Este movimento teve grande poder, como afirma Benton (2010), pois influenciou em diversas áreas de produção tanto industrial quanto artística e englobava diversas áreas de atuação do cotidiano daquele período, tornando este período emblemático e possível de ser apreciado atualmente pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com