TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moda FMU - Aula I - Antropologia e Cultura Brasileira

Por:   •  20/3/2016  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

  • O discurso antropológico tem como princípio o estudo do ser humano. Suas diversidades, suas culturas e evolução. Todos os países sem exceção, tem suas "subculturas".

A Antropologia é dividida em conceitos bases, que são os:

  1.  Culturais - Avalia a diversidade cultural de pessoas, como por exemplo, no Brasil. Em São Paulo, temos avenidas famosas, Av. Paulista, por exemplo, que em sua extensão abrangem grande parte destas diversidades. Pessoas que seguem religiões diferentes, estilos de vida diferentes, costumes diferentes, classes sociais diferentes, nacionalidades diferentes, entre outros pontos que podem ser considerados culturais.
  2. Biológica - Estuda a evolução do ser humano, com pesquisas cada vez mais avançadas e que possibilitam saber a época vivida por uma determinada espécie humana, até sua postura, uma vez que temos a evidente descendência dos macacos.

  • O discurso etnocêntrico aborda como principal e única ideia, a exclusividade de uma cultura. Os que adotam este conceito abominam e hostilizam de diferentes formas as pessoas que não seguem os mesmos hábitos, ou tem o mesmo caráter social. O etnocentrismo é um conceito da antropologia.


  • Tarsila do Amaral, uma brasileira, que através de sua manifestação artística expôs o quão diferentes podem ser as culturas, principalmente em nosso país. Em sua imagem, mostra diversas nacionalidades, ou mesmo descendentes delas unidos em um território extenso, que é o Brasil e dando a entender pelas fabricas de fundo, a ideia que trouxe alguns destes imigrantes ao país ou mesmo que acaba unindo estas nações / culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com