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Movimentos Das Artes E Ofícios E Art Nouveau

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Por:   •  4/11/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

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Movimentos das Artes e Ofícios e Art Nouveau

Arts & Crafts (do inglês artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Estampa feita para tecido, desenho de William Morris (1834-1896)

Art Nouveau: uma soma de tendências

Na última década do século XIXI, surgiu um novo movimento artístico que reuniu as mais diversas tendências: as idéias da industrialização, do Movimento das Artes e Ofícios, da arte oriental, das artes decorativas e das iluminuras medievais.

A produção do Art Nouveau - nome pelo qual esse movimento acabou ficando conhecido – envolveu principalmente os objetos ornamentais e a arquitetura.

As artes aplicadas

Falar em arte aplicada significa pensar em modalidades da produção artística que se orientam para o mundo cotidiano, pela criação de objetos, de peças e/ou construções úteis ao homem em sua vida diária. O estilo da art nouveau recebeu várias contribuições. Entre eles estão os trabalhos dos ingleses Chistopher Dresser, Walter Crane, Kate Greenaway e Charles Mackintosh.

Walter Crane (1845-1915) e Kate Greenaway (1846-1901) trabalharam juntos na ilustração de livros infantis. Crane ilustrou, por exemplo, A Bela e a Fera, mas desenhou também motivos para tecidos, tapetes, azulejos, vitrais, cerâmica e papel de parede. Já Greenaway ilustrou cartões comemorativos de datas festivas, que se tornaram muito famosos, como os tradicionais cartões de Natal.

Ilustração de Walter Crane (1845-1915), para o Livro A bela e a Fera.

Linguagem das flores, ilustrado por Kate Greenaway,(1884)

Artes decorativas e Secessão em Viena

No final do século XIX, em Viena, um grupo de artistas descontentes com a arte austríaca produzida na época, considerada por eles como pouco expressiva, reuniu-se em um movimento que denominaram Secessão, exatamente para marcar sua separação das manifestações artísticas existentes.

Em geral, a Secessão propunha formular critérios mais elevados para a produção e apreciação da arte moderna. Essas idéias fundamentaram a iniciativa de constantes exposições que passaram a ter um espaço próprio, o Pavilhão de exposições da Secessão de Viena, projetado pelo arquiteto Joseph Maria Olbrich e construído entre 1897 e 1898.

Pavilhão de exposições da Secessão de Viena, projetado pelo arquiteto Joseph Maria Olbrich.

As exposições tornaram-se famosas porque não se limitavam a mostrar as

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