TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiplicidade

Artigo: Multiplicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

Multiplicidade

Concluímos que a multiplicidade está presente em muitas obras de arte e publicidade, é como se fosse uma mensagem subliminar. A multiplicidade imposta por Calvino no texto fez com que pensássemos nas diversidades do mundo e como tudo isso é visto por todos, no pré-conceito que ainda existe mesmo nos dias de hoje, no modo como muitos olham para as pessoas e fazem julgamentos antes de saber e entender sobre a cultura do outro e isso para nós é um exemplo claro de multiplicidade.

Depois de tantas pesquisas sobre um objeto de algum Design que explicasse a multiplicidade encontramos algo que para nós transmite todo nosso entendimento dessa proposta:

Mona Lisa

("Senhora Lisa") também conhecida como A Gioconda (em italiano, La Gioconda, "a sorridente”; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa [esposa] de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.

Ficha Técnica da Obra

Autor: Leonardo Da Vinci

Data: 1503 – 1506

Técnica: Pintura a óleo sobre madeira de álamo

Dimensões: 77 cm x 53 cm

Localização: Museu do Louvre

Até hoje ninguém conseguiu decifrar o olhar enigmático ou sorriso misterioso dessa bela obra de arte, ao olhar para o quadro pensamos em inúmeras explicações ou conclusões do que realmente Leonardo queria nos passar quando pintou essa tela no período do Renascimento, a multiplicidade está ligada ao fato de buscar referencias para o entendimento do objeto, toda vez que se tenta buscar uma verdade sobre a Mona Lisa acabamos sempre como começamos: “com duvidas”, e essas duvidas se estendem à medida que vamos buscar mais informações e são com esses fatos que concluímos que Mona Lisa está totalmente ligada a multiplicidade.

Influência e Aspectos Culturais

A Mona Lisa, enquanto quadro mais famoso do mundo, adquiriu um estatuto de ícone cultural. São numerosas as suas reproduções e utilização na publicidade, objetos do dia a dia e como referência cultural. Algumas incluem:

• Em 1919, o dadaísta Marcel Duchamp pintou sobre uma reprodução barata da Mona Lisa um bigode e uma pera, e a inscrição L.H.O.O.Q. (que significa Elle a chaud au cul, algo como Ela tem fogo no rabo, em português).

• Em 1950, Mona Lisa, uma balada de Nat King Cole em tributo do quadro, foi o single mais vendido durante 8 semanas, atingindo 3 milhões de cópias vendidas e foi premiada com um Oscar para a Melhor Canção numa Banda Sonora. Outras canções sobre o quadro são Mona Lisas and Mad Hatters de Elton John (Honky Chateau, 1972), Mona Lisa de Willie Nelson (Somewhere over the Rainbow, 1981), Mona Lisa de Slick Rick (The Great Adventures of Slick Rick, 1988), A Mona Lisa dos Counting Crows (inédita, 1992), "Monalisa" de Jorge Vercilo, 2004 e Mona Lisa de Britney Spears (EP Chaotic, 2006).

Em 1953, o realizador Roberto Rossellini dirigiu o filme La Giocon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com