TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiplicidade de comportamento e motivação humana

Pesquisas Acadêmicas: Multiplicidade de comportamento e motivação humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Somente através de uma mente aberta é possível criar condições para uma boa reflexão, sobre o que realmente vem a ser uma liderança e as sua nuances dentro da gestão organizacional para o novo momento. A busca constante pelo perfil ideal do líder, adequado a novas realidades do mercado, evidencia a tendência das organizações do novo mundo. A liderança intermediária nas organizações, é um dos fatores determinantes no sucesso dessa, como elo de sustentação e ligação. O mercado exige cada vez mais que assumamos desafios, quer no campo pessoal, de capacitação, tecnológico, social entre outros.

INTRODUÇÃO

A multiplicidade de comportamentos e motivações humanas é uma tarefa que exige habilidade apurada e muita flexibilidade, pois são vários os fatores que influenciam o comportamento, muitas vezes passível de entendimento fácil e rápido. Ao observamos ao nosso redor vemos pessoas que trabalham como nos, porém existem dissonâncias de visão do todo, umas mais envolvidas e determinadas com a causa da organização, seu comprometimento, sua capacidade intelectual e assim por diante. Cada ser possui um perfil diferente e uma demanda interna, que lhes atribuem características únicas.

Atualmente não só no espaço empresarial como também no espaço interno do ser humano, somos alvos de constantes e intensas mutações, exigindo adaptações rápidas e eficazes das empresas, de seus líderes e comandados. Compreender esse meio e seu turbilhão é o papel do verdadeiro líder. Liderança efetiva é o elemento primordial, o diferencial em qualquer organização, empresa ou grupo comunitário.

Formar um líderes é uma necessidade de qualquer empresa, uma tarefa desafiadora que nos induz a pensar? O que é necessário para se formar um bom líder, dar-lhes poder e autoridade, ter características pessoais fortes, ter relações sociais, ser competente, amigo, envolvido, aspirar chegar mais longe, buscar mais conhecimento, enfim quais são realmente o conjuntos de competências desejadas e necessárias ao seu exercício.

LIDERANÇA

"Agir diferente é resultado de ver diferente". Larry Wilson

Lidar com a diversidade de comportamentos e motivações humanas é uma tarefa que exige percepção apurada e capacidade às vezes sobre humana. Afinal nem todo comportamento é passível de entendimento fácil e rápido. Como exemplo, podemos observar as pessoas que trabalham em nosso meio, e traçar um perfil. É possível ver as dissonâncias de visão de cada um , o engajamento com a causa da empresa, nível de comprometimento, a capacidade intelectual e assim por diante. Cada pessoa possui um estilo pessoal e uma causa própria, que lhe conferem lugar único no mundo, e um fator motivador primário.

O mundo empresarial é constantemente alvo de intensas transformações demandando adaptações rápidas e eficazes das empresas e dos líderes. Em meio a esse ambiente, a liderança é considerada elemento vital ao sucesso de qualquer organização, empresa ou grupo.

A liderança é um assunto de fonte inesgotável, mutável, importante e desafiador que remete à discussão de temas variados como: poder e autoridade, líderes e liderados, inter-relações sociais, poderes atribuídos aos cargos, necessidades e objetivos corporativos, competências desejadas etc.

Com esse trabalho quero ajudar a entender de forma mais ampla sem fechar questão sobre o tema, o perfil técnico-humano do líder nos dias atuais, que vem a todo momento sofrendo adaptações e ampliando seu perfil. Vários estudos sobre liderança dão ênfase ao diálogo sobre o papel de líder, no seu trabalho, na busca permanente de aprimoramento, a responsabilidade dele na vida das pessoas e das organizações, e como elemento de ligação intermediária. Penso que assim poderem entender as dimensões desse profissional os quesitos exigidos: autocontrole, consciência, sociabilidade, conhecimento, busca constante de aperfeiçoamento, flexibilidade e energia.

Segundo Chiavenato (s.d.), “o século XX foi o século da Administração. Foi nele que surgiram as principais abordagens administrativas e a Administração se desenvolveu de forma impressionante”.

Na Abordagem Clássica da Administração, a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais. A atenção principal do líder focava-se na necessidade da organização e não nas necessidades do indivíduo (STONER & FREEMAN, 1995).

Segundo a Teoria das Relações Humanas, a função do líder era facilitar o alcance dos objetivos, mediante a cooperação entre os liderados e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para o seu crescimento e aperfeiçoamento pessoal. O enfoque principal, ao contrário da Escola da Administração Científica, localizava-se nas necessidades individuais e não naquelas da organização.

Portanto liderança tem conotações com inúmeras idéias de comando ou controle de um indivíduo, buscando sobre os seus seguidores e tendo como base um conjunto de traços pessoais. Lembrando que caso o poder é visto como algo negativo, a liderança tende a ser considerada como uma qualidade. Essa idéia tem sido um dos fatores que impedirá, mas poderá através dos tempos obter uma análise neutra e sistemática, seja formal ou informal, desse fenômeno que surge toda vez que pessoas se reúnem em grupo.

O tema liderança atraiu à atenção dos estudiosos da psicologia e da administração compreendendo a emergência e estabelecendo a sua eficácia nas organizações produtoras de bens ou serviços. Tem-se multiplicado nos últimos anos e os resultados têm sido pouco conclusivos, apesar do acúmulo de estudos nessa área.

Este conceito tem uma conotação ambígua na prática organizacional, da mesma forma como na teoria. Investigações tendo como conteúdo em liderança direciona na procura de um conjunto de traços universais que são comparados com o líder dos seus seguidores. Fatores físicos e constitucionais até habilidades, traços de personalidade, história de vida, tudo isso são características procuradas e variam.

Acabaram por redirecionar o foco para análise desta interação, sendo os resultados dessa linha de investigação acabaram para outras formas de entendimento sendo elas voltadas mais para uma forma de relacionamento, com a forma de categorias que captassem as características do líder eficaz e buscando a permissão de encontrar artifícios universais para a liderança ideal, sendo fórmulas ou prescrições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com