TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu

Resenha: Museu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

http//www.museudoindio.gov.br/

O Museu do Índio foi criado, em 1953, no Serviço de Proteção aos Índios – SPI, agência do Governo encarregada de dar assistência aos índios no Brasil.

No início da década de 60, o Museu foi transferido para o Conselho Nacional de Proteção aos Índios – CNPI, órgão responsável pelo assessoramento e formulação da política indigenista oficial da época. Em 1967, o Governo militar resolveu reunir o SPI, o CNPI e o Museu em um único órgão, a Fundação Nacional do Índio- FUNAI, onde a instituição está inserida até hoje.

O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio/ Ministério da Justiça, é uma instituição governamental que presta serviço à sociedade, a partir de uma proposta de trabalho baseada na parceria com os povos indígenas.

As atividades e projetos desenvolvidos pela instituição com as sociedades indígenas, assim como o apoio técnico às iniciativas indígenas de registro de suas línguas e aspectos de suas culturas, constituem eixos fundamentais que perpassam todas as ações do programa de trabalho do Museu do Índio.

Sim, pois com o museu virtual nós podemos ir bem mais longe do que se espera.

O museu virtual é um espaço de informação e entretenimento.

Nos museus o advento do microcomputador permitiu acelerar a automação de acervos, além de desenvolver redes e sistemas de informação mais aperfeiçoados, que revelassem com maior rapidez aos usuários consistentes processos de catalogação e informação museológica. Assim, o ponto alto na transformação da interação comunicativa e de informação aconteceu com o crescimento da Internet. Através dessa nova ferramenta, o usuário passou a experimentar uma nova autonomia frente a um mar de informações, pelo acesso à “rede das redes”. A Internet expandiu as possibilidades de disseminação da informação das instituições museológicas para inúmeros usuários. Os museus, assim, podem estar pela primeira vez, libertos de seu localismo inerente e da fisicalidade que requer que seus usuários sejam ‘visitantes em pessoa’. Os visitantes virtuais são os usuários dos museus através da Internet que podem ser também visitantes presenciais das instituições museológicas

Esse museu virtual atendeu sim minhas expectativas pois tem como objetivo, preservar e promover o patrimônio cultural dos povos indígenas por meio de pesquisa, documentação, divulgação e diversas ações de fortalecimento de suas línguas, culturas e acervos, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade.

Visitar um museu virtual para mim foi uma experiência única, de forma que pude me envolver com a história do museu, foi como se eu estivesse presente lá, foi muito gratificante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com