TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu indiano

Relatório de pesquisa: Museu indiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA PLENA

LEILA MARIA MERCES

ESTUDOS INDEPENDENTES

RELATÓRIO DE VISITA A MUSEU VIRTUAL

PONTE NOVA-MG

2015

Museu do Índio

É um órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio. Foi criado pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro em 1953.

Única instituição oficial no Brasil exclusivamente dedicada às culturas indígenas, tem como objetivo divulgar uma imagem correta, atualizada e desprovida de preconceitos dessas sociedades junto a públicos diversos, despertando, dessa forma, o interesse pela causa indígena.

Seu primeiro endereço foi um casarão na Rua Mata Machado no bairro do Maracanã. Em 1978, mudou-se para um sobrado do século XIX na Rua das Palmeiras, no bairro de Botafogo. O sobrado foi construído para servir de residência ao empresário da indústria alimentícia João Rodrigues Teixeira e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional1 .

Seu rico acervo, relativo à maior parte das sociedades indígenas brasileiras contemporâneas, é constituído de 14 000 peças etnográficas; 16 000 publicações nacionais e estrangeiras especializadas em etnologia e outras áreas relacionadas na Biblioteca Marechal Rondon; 50 000 imagens em diversos meios, sendo 3 000 fotografias já digitalizadas e armazenadas em CD-ROM; cerca de duzentos filmes, vídeos e gravações de som; bem como 500 000 documentos de texto com valor histórico sobre vários grupos indígenas e sobre a política indigenista do Brasil do final do século XIX até os dias de hoje.

Em onze salas do prédio principal, o Museu do Índio organiza mostras temporárias de peças e fotos, usando o acervo guardado em suas reservas técnicas. Nos jardins da instituição, há cinco ambientações: uma casa e roça guarani, cozinha e casa xinguanas além de troncos do ritual Xingu ano Quarup

O museu localiza-se na Rua das Palmeiras, número 55, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Não possui estacionamento para visitantes, somente para funcionários e sócio-beneméritos da Sociedade Amigos do Museu do Índio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com