TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA E CONTEÚDO, NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA CLASSE

Tese: MÚSICA E CONTEÚDO, NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA CLASSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

A MÚSICA E O CONTEÚDO, NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA SALA DE AULA

O professor deve sempre preocupar em conduzir o processo ensino-aprendizagem de maneira eficaz e para tal é sempre necessário resgatar e utilizar-se de ferramentas próximas do aluno e que traga prazer e benefícios na aquisição e construção do conhecimento. Uma ferramenta pedagógica importante e bastante utilizada nas turmas iniciais do ensino fundamental é a musicalização e que se torna mais interessante ainda quando os conteúdos curriculares das mais diversas áreas do conhecimento são retratados no cotidiano escolar sob a incorporação da música, sendo construída ou executada.

A experiência pedagógica observada ocorreu na Unidade Escolar Professor Sebastião Rodrigues de Oliveira, sob observação documental e prática na turma de 3º ano Escolar do turno matutino, sob regência da professora titular e sempre dinamizada nas aulas interdisciplinares de artes, educação física e ensino religioso – sempre às sextas-feiras (quinzenalmente) durante todo o segundo bimestre do ano letivo de 2014. Os alunos envolvidos - turma do 3º A – e professora regente sempre se mostraram empenhados desde a execução e também na construção musical, visto que as músicas cantadas, lidas, dinamizadas e ainda as paródias e composições feitas sempre abordavam conteúdos programáticos dentro da grade curricular semanal executadas em todas as disciplinas. Esse conteúdo, sempre elencado pela professora regente, era mais apreendido com facilidade, pois a minimização da abstração do conhecimento era permeada pela ludicidade e o prazer da atividade com música.

Aprendemos que a música pode ser usada como relaxamento e terapia em alguns casos de turmas indisciplinas e ainda tem como característica a estimulação dos sentidos, treinamento auditivo, percepção de ritmos, velocidades, memorização, desembaraço social, disciplina, capacidade de atenção entre outros, mas parindo da premissa que a criança obtém uma grande facilidade em criar e imitar o que se ouve, e assim explora possibilidades vocais e sensoriais a partir de objetos sonoros a experiência de utilizar a música para retratar os conteúdos programáticos curriculares, tornou-se exitosa porque houve a estimulação do processo de auto conhecimento, visto que há além do prazer com os sons e melodias é evidenciado a fixação do conteúdo de forma lúdica e muitas das vezes desapercebidas pelos alunos.

A musicalização é de extrema importância para o próprio desenvolvimento humano. E, melhor ainda, é trabalhar a musicalização com a exploração dos diversos conteúdos do próprio cotidiano escolar e pedagógico das crianças. Trabalhar a musicalização com a turma do 3º ano escolar, foi observada como uma experiência incrível e satisfatória para ambas as partes – docente e discente - visto que foi realizado um trabalho eficiente e sobretudo, que o professor estava apto para realizar o projeto, utilizando ferramentas lúdicas. Aos alunos foi propiciado o contato, a exploração do som, bem como o manuseio do som, e de seus componentes destacando-se a importância de cada um para o desenvolvimento de uma linguagem sonora e da capacidade de expressão e expansão pelo som que segundo LOUREIRO (2007, p. 19) , a musicalização na escola quer seja com o trabalho pedagógico dos conteúdos ou até mesmo dentro do currículo escolar, é importante, pois refere-se:

A música deve ser inserida no contexto pedagógico e fará parte também da construção do conteúdo. Produzir músicas também é muito útil, porque o aluno estará em contato direto com tudo o que é necessário para se

fazer música. Melhor mesmo é construir música e conteúdo, simultaneamente.

Assim, teoricamente a música no contexto de sala de aula propicia segundo CARDOSO (1995) uma sensibilidade no aluno, pois o processo criativo desenvolve na criança a aptidão de ajustar-se rapidamente a novas situações, visto que a mesma é estimulada a criar pela arte e a redefinir novas possibilidades, pois todo trabalho de arte o aluno tem oportunidade de analisar as varias partes de um problema e de perceber suas relações específicas. A criança combina vários elementos numa nova forma, isto é, num todo diferente. desenvolvendo a cada passo a aptidão da reunir todas as partes de uma composição num arranjo lógico e assim assimilar com certa facilidade conteúdos mais complexos, uma vez que os mesmo se tornam mais prazerosos e próximos de sua realidade.

E todas essas vantagens pedagógicas tornaram o projeto legitimado no que tange os avanços cognitivos, qualitativos e também quantitativos com a melhoria das médias bimestrais em todas as áreas. O professor-dinamizador tem o papel importante de buscar e instrumentalizar-se com idéias relevantes para a dinamização e utilização da musicalização, uma vez que o aluno precisa ser norteado antes de qualquer avanço próprio e para tal também é importante considerar o conhecimento prévio de todos os discentes.

A música pode ser utilizada em qualquer ano escolar, em qualquer disciplinar e conteúdo curricular, pois ela torna-se a fomentação necessária para os ganhos pedagógicos visto que não é apenas uma combinação de sons, de notas dentro de uma escala, com melodia, acordes, ritmo, tempo e contratempo, mas também ruído de passos; sons que saem dos diversos instrumentos existentes ou que são inventados; sons eletrônicos; ou ainda sons que se articulam com a cultura na forma de se vestir e de gesticular, no cotidiano de determinados indivíduos de um país, que gostam de um tipo de som que poderá ser igual ou diferente do som de que gostamos. A música é uma expressão de linguagem. A partir dela, podemos interagir com o meio, reviver lembranças e emoções. A música e os efeitos sonoros servem como evocação — de situações passadas e de ilustrações associadas a personagens do presente, como nas telenovelas — e criação de expectativa, antecipando reações e informações. A música é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o

desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informações, fazendo parte da comunicação social.

A prática docente com a música e associação dos conteúdos é embasada com ludicidade, mas com cobrança pedagógica aos alunos, pois acima de tudo é preciso garantir uma excelência no contexto pedagógico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARDOSO, C. M. A Canção da Inteireza: uma Visão Holística da Educação. São Paulo: Summus, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com