TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Móveis no Egito

Tese: Móveis no Egito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

Mobiliário no Egito

O mobiliário egípcio é caracterizado com um mobiliário da antiguidade. Esse tipo de mobiliário caracteriza-se pela perfeição no processo de fabrico, pela raridade dos materiais e pela beleza da concepção. O mobiliário era feito artesanalmente em todo seu processo evolutivo: concepção, em questões relacionadas à forma e ao fabrico.

Já que não havia na época conhecimentos relacionados à ergonomia (estudo do corpo humano aplicado ao mobiliário, por exemplo, para prever questões relacionadas ao conforto), nem desenho técnico, nem mesmo noções de perspectiva, então o mobiliário era criado a partir das necessidades cotidianas e da observação.

Os egípcios foram a primeira sociedade a utilizar móveis da qual se tem notícia. A mobília egípcia divide-se em móveis cerimoniais (associados a representação de poder) estes eram usados com simbolismos, exemplo claro disso são os tronos. Havia também o mobiliário mais simples, estes normalmente conservavam adornos naturais. Naquela época eles já utilizavam grande parte dos modelos de mobiliário conhecidos atualmente: bancos, cadeiras, camas e mesas. Em 3.000 anos de história os moveis egípcios sofreram poucas modificações.

Os móveis fabricados nas oficinas reais não eram muito diferentes em design ao utilizado pelas classes médias. No entanto, eles foram requintadamente decorados com folhas de ouro incrustados com pedras coloridas e faiança ou folheada com ébano e marfim. Eles também eram adornados com os símbolos da realeza e pedras preciosas.

http://caixacheiaeinteriores.blogspot.com.br/2012/11/comeco-esse-postagem-falando-sobre.html

Mobiliário Barroco

O desenho de estilo barroco é mais evidente no mobiliário do final do século XVII.

O Barroco caracteriza-se, na decoração e no mobiliário, por um contraste entre ostentação e austeridade. De um lado, o luxo dos embutidos e dos dourados na mobília, com trabalhos executados por profissionais habilidosos. Do outro, a austeridade de algumas peças, de interiores e da decoração que lembram ainda o período medieval.

http://andreiarenovandoereciclando.blogspot.com.br/2011/03/historia-do-mobiliario-renascimento.html

Mobiliário Rococó

O Rococó começou na França a partir do reinado de Luiz XIV e teve seu ápice no de Luis XV. A versão francesa desse estilo abarcava ambiciosos projetos com grande variedade de materiais, que requeriam grande habilidade de seus construtores. Se caracterizava por formas complexas e sinuosas que se curvavam em todas as direções. Os pés das mesas e cadeiras, em forma de coluna, foram substituídas por formas de animais, com grande variedade de curvaturas.

Mobiliário Art Nouveau

Procurou-se desenvolver um mobiliário a partir do espírito da máquina. Na Áustria, Alemanha e Escócia, o estilo foi mais abstrato e despojado, às vezes pouco representativo do Art Nouveau. Na França, os dois principais pólos foram a Escola de Nancy (um dos fundadores desta Escola foi o simbolista Emile Gallé que, a partir de 1885, dedicou-se à produção de um mobiliário pesado, naturalista e regionalista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com