TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

789 Os Numeros Do Egito

Casos: 789 Os Numeros Do Egito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

A fisiocracia, considerada a primeira escola da economia científica. Em síntese, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura.

O idealizador da teoria foi François Quesnay, médico da corte do rei francês Luís XV. Em seu livro “Tableau Economique”, escrito em 1758, Quesnay afirmava que era inútil tentar alterar a ordem natural da sociedade através de leis e regulamentos governamentais.

Para os fisiocratas, a agricultura era o verdadeiro e único modo de gerar riquezas pelo fato de que a mesma proporciona grandes lucros e exige poucos investimentos, por isso deveria ser valorizada, contrariando assim, o pensamento mercantilista da acumulação de metais pois segundo os estudos, como a agricultura era a única fonte de riquezas, deveria haver um único imposto, pago pelos proprietários de terra, livrando o restante da sociedade de grandes quantidades de tributos. Os organicistas (fisiocratas) associaram conceitos da Medicina à economia (aliás, Quesnay era médico): circulação, fluxos, órgão, funções.

2.2.4 Os clássicos

 Adam Smith (1723-1790)

Adam Smith é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Em sua obra “A Riqueza das Nações” o assunto tratado é muito abrangente sobre questões econômicas que vão desde as leis de mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra.

Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com