TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música no Século 19

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 4

Música do século 19

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo através de um questionário, o estudo da música no século 19, mostrando suas principais características, tais como o Romantismo e a influência da música de Beethoven e como ele revolucionou a música nesse período. Estudaremos também as principais diferenças e características entre os músicos Conservadores e Radicais.

  1. QUESTÕES

2.1Questão 1

Quais as características da música no século 19? Após a compreensão sobre a obra de Beethoven, indique com suas palavras, porque os compositores românticos incorporaram Beethoven como modelo ideal.

2.2 Resposta Questão 1

2.2.1 Século 19

O século 19 foi marcado pela Revolução Francesa onde os princípios ideais dessa época está ligado a Liberdade, Igualdade e Fraternidade o que trouxe consigo a Revolução Industrial. Bom, mas o que isso influenciou na música e nos músicos dessa época? Com empobrecimento da aristocracia, fez com que atividade da profissão de músico mudasse, agora, o músico não serviria mais a igreja ou a algum princípio e precisaria ganhar a vida como um agente livre, realizando apresentações públicas, ministrando aulas, compondo por encomenda ou criando músicas para publicações. Outro fator importante dessa época foi que com a Revolução Industrial, a música passou a ser mais acessível devido a industrialização dos instrumentos facilitando o acesso a música a sociedade, com isso, surgiram vários músicos amadores cujo objetivo era apreciação da música, tocar com os filhos e familiares.

2.2.2. Romantismo

A principal característica do século 19 foi a evolução do classicismo para o Romantismo, onde se caracterizava pelo afastamento e estranhamento da vida real, e nesse período, a música passa a ser compreendida como a mais romântica das manifestações artísticas fazendo dela a arte mais representativa do século 19. A música romântica busca o ilimitado, algo que não pode ser alcançado, no qual está quase por completo afastada do mundo real, e essas características “confere à musica especial capacidade de evocar o fluxo das impressões, dos pensamentos e das emoções que e domínio próprio da arte romântica (GROUT; PALISCA, 2007, P. 573).

2.2.3. Por que os compositores Românticos incorporam Beethoven como modelo ideal.

        Os compositores Românticos incorporam Beethoven como modelo ideal da música romântica devido sua inovação musical, pois foi ele que abriu as portas para esse estilo, podemos dizer que Beethoven foi o divisor de águas dessa época, onde dividiu o período da música clássica para a romântica, na qual foi o precursor dessa nova forma de ser compor música.

Mas como Beethoven chegou a esse estilo? O que levou ele a mudar drasticamente sua forma de compor e de pensar na música? Vemos que na segunda fase de Beethoven suas obras, em grande maioria, já eram pertencentes ao Romantismo, pois foi nessa época que Beethoven caiu em crise ao descobrir que sua surdes era progressiva e incurável, chegou até pensar em suicídio, declarou que não tinha apresso a mais nada, somente a sua arte, no entanto, continuou compondo e com desprezo pela linearidade, a angústia insistente, o abandono das então tradicionais estruturas formais, suas obras passaram a relatar o drama de sua vida pessoal, na qual esse ponto de vista se tornou referência para todos compositores românticos não só da época, mas transcendendo a música moderna onde podemos ver até hoje a influência do romantismos nas músicas atuais.

  1. Questão 2

Cite dois representantes vinculados ao grupo de compositores radicais do século 19, e justifique o porquê de sua obra ser entendida sob esse aspecto. Do mesmo modo, indique dois compositores associados ao grupo dos tradicionais e a razão dessa associação.

  1. Resposta Questão 2

            2.4.1. Conservadores

        Conservadores eram os músicos que conservavam as tradições do período clássica e barroco, eram aqueles que buscavam trazer ao romantismo um pouco de tradição da música clássica, nesse seguimento, podemos citar Felix Mendelssohn, na qual produzia músicas em diversos gêneros, onde baseava suas obras no estudo dos compositores do Barroco e do Classicismo, outro compositor que podemos citar que seguia essa mesma linha, era o Johannes Brahms, onde o repertorio mais tocado nas salas de concerto era de autoria de compositores do passado. A música de Brahms respondeu a esse desafio incorporando formas e gêneros tradicionais, permeando-os por sua expressividade romântica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com