TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música teoria

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 15

Aula 9: Acordes.

Acordes são sons ouvidos simultaneamente. Os acordes são formados por 3 ou mais sons. Nos acordes são contados apenas as notas diferentes, pois as notas que aparecerem novamente em oitavas diferentes são denominadas notas dobradas. Estudaremos primeiramente os acordes de 3, 4 e 5 sons. O acorde tem uma lei natural, primitiva ou uma origem de ser formado por terças superpostas ou sobrepostas. Quando o acorde está formado por terças superpostas são dadas as denominações às suas notas de fundamental, 3°, 5°, 7° e 9°. Fundamental é a nota que dá origem ao acorde. A nota mais grave do acorde é chamada de baixo. Quando o acorde está formado por terças superpostas, o baixo e a fundamental é a mesma nota. Quando o baixo é uma nota e a fundamental outra, o acorde está invertido ou no estado invertido. São dois os estados dos acordes, fundamental ( quando o baixo e a fundamental é a mesma nota ) e invertido ( quando a 3°, 5° ou 7° está no baixo ). Os acordes de 3 sons têm duas inversões; com a 3° ou 5° no baixo. Exemplos dos acordes de 3 sons no estado fundamental, na 1° e 2° inversões:

[pic 1]     [pic 2]

[pic 3]

Os acordes de 4 sons têm três inversões; com a 3°, 5° ou 7° no baixo. Exemplos dos acordes de 4 sons no estado fundamental, na 1°, 2° e 3° inversões:

[pic 4]        [pic 5]

[pic 6]                        [pic 7]   

   

Os acordes de 5 sons têm três inversões assim como os de 4 sons. Pois um acorde de 5 sons é caracterizado pela nona, ou seja, o intervalo composto de nona formado entre a fundamental e a última nota. E como já vimos, os intervalos compostos não podem ser invertidos, pois perderiam sua qualidade de composto transformando-se em simples. Suas inversões são: a 3°, 5° e 7° configurando como baixo. Nos exemplos a seguir temos acordes de 5 sons no estado fundamental e na 1°, 2° e 3° inversões.

[pic 8]     [pic 9]    [pic 10] [pic 11]   

Classificação dos acordes. Os acordes são classificados conforme o intervalo compreendido entre a fundamental e a 3°, 5°, 7° e 9° do acorde, tratando-se de acordes de 5 sons. Os acordes de 3 sons têm quatro classificações, são elas: Perfeito maior ( PM ) formado por 3° maior e 5° justa; perfeito menor ( Pm ) formado por 3° menor e 5° justa; 5° aumentada ( 5° A ) formado por 3° maior e 5° aumentada; e o acorde de 5° diminuta ( 5° D ) formado por 3° menor e 5° diminuta. Eles são encontrados em todos os graus das escalas maiores e menores. Exemplo:

[pic 12]         

[pic 13]

Os acordes de 4 sons têm três classificações e são encontrados nos V e VII graus das escalas maiores e menores. Suas classificações são as seguintes: 7° da dominante, formado por 3° maior, 5° justa e 7° menor; 7° da sensível, formado por 3° menor, 5° diminuta e 7° menor; e o acorde de 7° diminuta, formado por 3° menor, 5° diminuta e 7° diminuta. Exemplos de acordes de 7° da dominante das escalas de dó maior e lá menor:

[pic 14]

Acorde de 7° da sensível de dó maior:

[pic 15]

Acorde de 7° diminuta de lá menor:

[pic 16]

Os acordes de 5 sons são classificados como 9° maior da dominante e 9° menor da dominante. O acorde de 9° maior da dominante é encontrado no V grau das escalas maiores, formado por 3° maior, 5° justa, 7° menor e 9° maior. O acorde de 9° menor da dominante é encontrado no V grau das escalas menores, formado por 3° maior, 5° justa, 7° menor e 9° menor.

Acorde de 9° maior formado no V grau da escala de dó maior:

[pic 17]

Acorde de 9° menor formado no V grau da escala de lá menor:

[pic 18]

Assim como os acordes de 3 sons, os acordes de 4 e 5 sons podem ser construídos em outros graus além dos V e VII graus. Limitaremos-nos a estudar apenas os acordes encontrados na série harmônica, isto é, acordes de 3 sons em todos o graus das escalas maiores e menores, acordes de 4 sons encontrados nos V e VII graus das escalas maiores e menores, e acordes de 5 sons encontrados apenas no V grau das escalas maiores e menores.

Ordem dos acordes. São duas as ordens dos acordes, ordem direta e indireta. O acorde se encontra em ordem direta quando as notas obedecerem a sua disposição sucessiva. Exemplo:

[pic 19]

 A ordem será indireta quando as notas do acorde não obedecerem a sua distribuição sucessiva. Exemplo:

[pic 20]

Posição dos acordes. As posições dos acordes são: unida, também chamada de estreita ou cerrada, e posição larga, também chamada de afastada ou aberta. O acorde em ordem direta está também em posição unida. O acorde em ordem indireta está também em posição afastada. Exemplo de acorde em posição unida:

[pic 21]

Exemplo de acorde em posição larga:

[pic 22]

Dentre todos os acordes de 3, 4 e 5 sons, somente dois são classificados como acordes consonantes, são eles: PM e Pm, por serem formados por intervalos consonantes. Todos os demais são classificados como dissonantes naturais, pois são encontrados ou têm sua origem da série harmônica. Exceção para o acorde de 5° aumentada que não se encontra na série harmônica, denominado de “dissonante artificial”.

Duplicação de notas em um acorde refere-se a uma ou mais notas repetidas ou dobradas no mesmo acorde. Exemplo:

[pic 23]

Supressão de notas em um acorde refere-se à ausência ou à retirada de uma ou mais notas num determinado acorde. Exemplo:

[pic 24]

Tanto no dobramento quanto na supressão de notas de um acorde, deve-se atentar para no que tange ao cuidado para não se dobrar ou suprimir notas atrativas, ou seja, as notas que deixam o acorde dissonante. Pois no caso de dobrar as notas do acorde, se dobrássemos notas atrativas, o acorde ficaria com a dissonância muito intensificada, o que poderia incomodar o ouvido. Já na supressão ou eliminação de notas do acorde, o acorde poderia perder a qualidade de dissonante. Sendo assim temos os seguintes critérios para dobrar notas em um acorde:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (2.8 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com