TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Arte Para Socialização Da Sala De Aula

Artigos Científicos: A Importancia Da Arte Para Socialização Da Sala De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO E PESQUISA VALE DO ACARAÚ

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

PROJETO PESQUISA: A IMPONTANCIA DA ARTE NA SOCIALIZAÇÃO NA SALA DE AULA.

MARIA EVANIR FIRMINO.

AMONTADA-CEARÁ

2013

Justificativa

A educação em arte só pode propor um caminho: o da convivência com as obras de arte. Aquelas que estão assim rotuladas em museus e galerias, as que estão em praça publica, as que estão em bancos, em repartições do governo, nas casas de amigos e conhecidos. Também aquelas, anônimas, que encontramos às vezes numa vitrine, numa feira, nas mãos de um artesão, As que estão em alguns cinemas, teatros, na televisão e no radio. As que estão nas ruas: certos edifícios, casas, jardins, túmulos. Passamos por muitas delas, todos os dias, sem vê-las.

Por isso, é preciso uma determinada intenção de procurá-las, de percebê-las. Quanto mais ampla for essa convivência com os tipos de arte, os estilos, as épocas e os artistas, melhor. É só através desse contato aberto e eclético que podemos afinar a nossa sensibilidade para as nuances e sutilezas de cada obra, sem querer impor-lhe o nosso gosto e os nossos padrões subjetivos, que são marcados historicamente pela época e pelo lugar em que vivemos, bem como pela classe social a que pertencemos.

A arte democratiza, haja vista que, em suas múltiplas manifestações, ela expressa o pensamento mais recôndito da alma. Socializa, também, a partir de sua colocação em prol da defesa das classes menos favorecidas, das denúncias de exploração do trabalhador e da desigualdade social. Todos esses temas e muitos outros podem ser devidamente trabalhadas através da arte.

A arte beneficia a aprendizagem. É uma excelente alternativa á substituição da educação bancária. As artes, movidas pelo espírito comunitário, inovador e expressivo, inspiraram o educando, proporcionando-lhe a emersão e a expansão de seus dotes que, em outras circunstâncias, permaneceriam inertes.

Arte e democracia são elementos indissociáveis, daí porque a grande dificuldade de incluí-la na escola, no cotidiano da sala de aula, posto que, em sendo autoritário, a escola, naturalmente, opõe-se a práticas democráticas.

Questão – Problema:

Qual a importância da arte para socialização na sala de aula?

Objetivo Geral

Buscar compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem em arte voltada para a arte.

Objetivos Específicos

 Propor aos professores que trabalhe arte na sala de aula.

 Buscar estabelecer atividade voltada para arte para a socialização da sala de aula.

 Estimular maior interação social com o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com