TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Avançando na Concepção de Didática

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Euclides Garuti Jr. - RA (8115489)

Graduação a Distância

Artes Visuais, Licenciatura

Tarefa Portfólio 1

 Avançando na concepção de Didática.

Ciclo de Aprendizagem 2

Rio Claro 2020

  1. Escreva sua concepção pessoal de Didática (escrita no início da disciplina) - Inicie sua resposta aqui:

A didática na minha concepção mostra e apresenta como uma disciplina prática, mesmo apresentando bases das teorias pedagógicas que exploram métodos adequados e convenientes a trabalhar. Acho que a didática possibilita a escolha de melhores caminhos em cada caso, para chegar a uma determinada meta, sendo ela propulsor para o ensinamento e aprendizagem dos educandos individualmente. Assim sendo matéria fundamentos de didática é uma disciplina focada no estudo dos processos de ensino e aprendizagem, que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo.

  1. Escrever uma nova concepção, demonstrando que o objeto de ensino da Didática é o processo de ensino, além de utilizar obrigatoriamente as seguintes palavras:
  • Processo, ensino, aprendizagem (ou aprender), professor, aluno, aula. Inicie sua resposta aqui:

A didática em uma nova concepção tem como demonstrado um objeto de estudo o ensino-aprendizagem, logo vemos, que é a capacidade em que o professor tem de elaborar e planejar tudo aquilo que vai passar para seus alunos, e com o olhar crítico ver como vai passar, procurando sempre a maneira mais fácil dos alunos compreenderem o assunto estudado.

  1. O que está inadequado (ou o que você considera que estava errado) na primeira concepção de Didática, considerando Veiga (2011):

  1. Vendo as primeiras concepções de didática que Veiga (2011), o que apresenta inadequado que a didática não é somente o ramo de pensamentos pedagógicos e vendo assim segundo Veiga (2011) a didática engloba um conjunto de conhecimentos que entrelaçam contribuições de diferenças esferas cientificas como teoria da educação, teoria do conhecimento, psicologia, sociologia entre outros, junto com requisitos de operacionalização.
  1. Os novos temas considerados mobilizadores, emergentes e abertos da reflexão didática devem ser acrescidos, tais como: abordagem multirreferencial do processo de ensino, a interdisciplinaridade, e profissionalismo docente, as questões do cotidiano da sala de aula, o multiculturalismo e sua incidência na escola, as novas linguagens, o saber docente, as relações entre escola cultura entre outros.
  1. O que está adequado agora e o que melhorou na sua segunda concepção de Didática, considerando Veiga (2011):
  1. Já considerando adequado vendo que a didática é considerada arte e ciência do ensino, ela não objetiva apenas em conhecer por conhecer, mas sim a procura de aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no individuo as habilidades cognitivas para tornar o aluno em um crítico reflexivo.
  1. Outra concepção didática é que tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver de habilidades métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com