TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Avançando na Concepção de Didática

Por:   •  20/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Didática e Metodologia do Ensino da Arte

Bragança Paulista

2020

    [pic 2]

Avançando na concepção de didática

Ciclo de Aprendizagem 2

Bragança Paulista

2020

1: Escreva sua concepção pessoal de Didática (escrita no início da disciplina)

Acredito que a disciplina é de grande importância para o professor, pois a Didática e a metodologia caminham juntas, porém cada qual com sua importância.

A Didática é a forma como o professor conduz a ensino, é a arte de transmitir o conhecimento, o professor é aquele que administra o processo que resulta no desenvolvimento dos alunos. Cabe a ele usar diferentes estratégias para que o aluno assimile.

E Metodologia é o conjunto de métodos pelos quais se rege uma investigação, o método está baseado na busca de melhores estratégias para enriquecer o conhecimento.

Para que as duas “andem juntas”, o professor precisa sempre se inovar e buscar novos meios de propagar o conhecimento ao aluno, pois cada um vive em contextos diferentes, com realidades e oportunidades distintas.

2: Escrever uma nova concepção, demonstrando que o objeto de ensino da Didática é o processo de ensino, além de utilizar obrigatoriamente as seguintes palavras: processo, ensino, aprendizagem (ou aprender), professor, aluno e aula.

O Avanço da tecnologia e a globalização faz com que a sociedade mude constantemente. O que a cinco anos era moderno, hoje acaba ficando ultrapassado. Por conta dessas mudanças a educação também precisa se adaptar a essa nova realidade.

O ensino deixou de ser apenas uma transmissão de conhecimentos, o professor e o aluno agora fazem uma troca de ideias.

Por conta dessas mudanças o professor precisa conhecer seus alunos, aprender sobre seu mundo, sua realidade, para poder planejar suas aulas, tendo em vista as necessidades desses.

Os professores precisam procurar aprimorar seus conhecimentos, adquirir subsídios que serão fundamentais para o dia a dia em sala de aula.

A arte de ensinar vai além dos termos técnicos e da metodologia, a Didática é uma ferramenta utilizada pelo educador para chegar ao seu objetivo, o ensinar.

Por isso a sua compreensão é fundamental para entender todas as diferenças que envolvem o processo pedagógico. A Didática é o processo de ensino aprendizagem e nesse sentido ela evidencia a relação professor- aluno.

3: O que é inadequado (ou o que você considera que estava errado) na primeira concepção Didática, considerando Veiga (2011).

a) -  Didática não é apenas a forma   do professor ensinar, não é apenas o ramo de pensamentos pedagógicos, segundo Veiga (2011) a Didática reúne um conjunto de conhecimentos que entrelaçam contribuições de diferentes esferas científicas (teoria da educação, teoria do conhecimento, psicologia, sociologia, etc.) junto com requisitos de operacionalização.

b) - As condições desfavoráveis de trabalho em sala de aula são fontes adicionais de desestímulo ao professor na apropriação dos elementos da Didática como mediadora de uma prática pedagógica inovadora e relacionada com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com