TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Avesso da Cena de Rômulo Avelar

Por:   •  27/6/2016  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  2.375 Visualizações

Página 1 de 2

Referência de livro:

AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. 2 Ed. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2010. 490 p.

Referência de capítulo de livro:

AVELAR, Rômulo. O Contexto Cultural Brasileiro. In: AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. 2 Ed. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2010. p. 25-46.

Rômulo Avelar começa o primeiro capítulo do livro "O avesso da cena" expondo o que é indústria e economia criativa e mostrando as principais diferenças entre elas. Porém, tudo voltado para o cenário brasileiro. Onde ele coloca o Brasil em destaque no cenário mundial por produzir coisas diferentes e positivas. Outro fator, destacado pelo autor, é a chance de desenvolvimento social por meio da aplicação dos princípios da Economia Criativa. Já é notório o crescimento, em números, de como a cultura vem desenvolvendo no Brasil. E isto reflete também nos estados brasileiros, que há algum tempo atrás não possuíam uma distribuição homogênea de cultura e, hoje em dia, está mudando. Avelar dá exemplos de estados brasileiros que estão conseguindo crescer social e culturalmente, devido a projetos bem sucedidos. Iniciando por Belo Horizonte, cidade em que reside, que promoveu vários festivais e deu visibilidade para inúmeros artistas; depois fala sobre a Bahia com o Mercado Cultural. Este Mercado é um evento que ocorre em Salvador onde reúne artistas e pessoas da área de produção e gestão cultural, com a finalidade de discutir a distribuição da cultura. Posteriormente mostra o crescimento da cultura em Goiania.

Finalmente chega no mercado da indústria fonográfica, dizendo que esse mercado se encontra em crise devido a pirataria, da estagnação do consumo e da competição com outras mídias e formas de lazer. Porém com o olhar otimista ele mostra soluções para as mudanças causadas pela crise. Apesar de todo o crescimento apontado pelo autor, ele explica que as áreas sociais ainda estão com precariedade de profissionais e agentes, salvando raras exceções, como no Ceará. Onde um movimento cultural numa cidade chamada Guaramiranga mudou aquele local e seu povo, devido a criação da AGUA. No início era só um grupo de pessoas interessadas no desenvolvimento de atividades artesanais, artísticas e educacionais do município, entretanto sua visão aberta para o mundo tornou seu grande diferencial. Hoje em dia durante todo o ano acontece eventos culturais na cidade, e com isso Guaramiranga mostrou que não precisa esperar a solução vim de fora, ela mesma consegue resolver seus problemas culturais.

Com Gilberto Gil a frente do Ministério da Cultura (MinC) muitas inovações ocorreram, como a 1° conferência nacional da cultura, o programa cultural viva, a reestruturação da Funarte, o direcionamento dos recursos das estatais para a cultura, o programa de intercâmbio e difusão cultural e o debate do Plano Nacional da Cultura. Assim, nos últimos anos, o investimento em cultura vem crescendo. Mas como tudo aquilo que é novo passa por muitas transformações, até o MinC se estabilizar não será diferente, visto que não tem nem 30 anos de existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com