TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA E A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

O CONHECIMENTO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA E A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

É muito importante o conhecimento da história da educação na formação do pedagogo, para se entender como se deu a formação da educação ao longo dos séculos e as suas transformações. Pois a educação existe em toda parte desde os tempos da pré- história, ela existe muito antes das escolas.

Desde o homem primitivo até os dias de hoje a educação é resultado do meio sociocultural e seus participantes. O que educa é a prática de viver e conviver em sociedade, portanto o modo de educar de cada cultura é diferente, éinfalivelmente uma prática social que através das manifestações de saberes recria tipos de sujeitos.

A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destina. (Émile Durkheim)

Um pedagogo deve entender sobre visão de mundo que é constituída por situações e interesses de grupos e classes sociais em que cada indivíduo está inserido e seusvalores e crenças.

Ele deve compreender que não está apenas ensinando o “BABA”, visto que a estrutura da educação básica nacional tem vários níveis, desde a educação infantil, onde a função é promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, passando pelo ensino fundamental que tem como objetivo a formação básica do cidadão, finalizando no ensino médio para que cheguem ao ensino superior preparados.

Sobre a política educacional no Brasil, até pouco tempo era como parte de reforma do estado, pois se entendia que a crise era do estado e não do capitalismo. Assim racionalizava recursos e diminui seu papel sobre as políticas públicas, se voltando mais pro capital, governo federal atraindo capital especulativo com juros altos e dando a mínima para as políticas sociais as municipalizando, isso no momento em que os municípios têm que saldar dívidas para com a união ficando sem ter como investir em políticas sociais.

E com isso há um repasse para a sociedade das políticas sociais. Por esta razão deve-se entender o que se baseia nas relações e contexto de educação vai além do universo escolar.

Na lei brasileira, em teoria os legisladores garantem o melhor ao se firmar os fins da educação em nosso país. Mas que de certa forma é uma educação idealizada, entre o pensado e o que vivemos tem diferenças, uma distância grande entre a promessa e a realidade.

Há muitos interesses políticos e econômicos que se protegem sobre a educação. Muitas vezes a fala que idealiza a educação esconde no silêncio daquilo que não diz o jogo de interesses que existe e que, afinal eles servem a grupos e classes sociais determinadas e infelizmente não a todos os brasileiros como deveria ser.

Devido às restrições econômicas e sociais o pedagogo além da formação precisa ser criativo, dinâmico, se preparar para lidar com diversas situações e dificuldades que irá se deparar pela frente como, por exemplo, falta de recursos e desigualdades sociais existentes.

REFERÊNCIAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com