TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cinema Chinês

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

TP01 – CINEASTAS

Professora: Simone Cortezão

Aluna: Fernanda de Sousa Pedroso Castelo Branco

Jia Zhang Ke

Biografia

Jia Zhang Ke nasceu em Fenyang, província Shanxi da China, no ano de 1970. Nessa nação dividida, geográfica e politicamente, Jia começou os estudos na Academia de Cinema de Pequim em 1991 e, em 1993, foi admitido no Departamento de Literatura da Academia de Cinema de Pequim. Durante seus dias de escola, para realizar o sonho de seu diretor de infância, ele organizou o “Young Film Experimental Group” e começou a prática do cinema. Atualmente ele é diretor, roteirista e produtor na China continental, casado com Tao Zhao desde Janeiro de 2012. Além disso, Zhang Ke é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) desde 2016. Ele filmou filmes em cidades chinesas locais, especialmente sua cidade natal, Shanxi, e usou o realismo para apresentar o povo chinês comum, mostrando que eles conseguiram planejar suas próprias vidas no contexto de rápido desenvolvimento econômico e mudança social.

Filmes

  • Hills home: Drama de 1995 que se passa em Beijing.
  • Xiaowu: Publicado em 1997, o filme se passa em Liyang, Shanxi, província da China. Conta a história de Liang Xiaowu, que perdeu a liberdade e se tornou prisioneiro depois de perder amizades, amor e carinho. Sua produção foi em Hong Kong.
  • Plataforma: Produzido em Hong Kong e lançado em 2000 na China, conta a história de um grupo de jovens do Corpo Cultural e Artístico do Condado de Shuyang na década de 1980, desde a "busca" até o "retorno" da onda de mudança social.
  • Ren Xiaoyao: Drama lançado em 2002 que se passa em Shanxi. Conta a história de dois adolescentes que saem para assaltar um banco. A produção foi feita na China, na Coréia do Sul, no Japão e na França.
  • World: Esse drama, lançado em 2004, conta o trabalho e a vida de alguns jovens das áreas rurais de um parque mundial.  As áreas de produção foram China continental e Hong Kong,
  • East: Documentário publicado em 2006. Fala da relação da pintura de Liu Xiaodong com a área das Três Gargantas, no rio Yang-tsé.
  • Em busca da vida: Lançado em 2006, o filme conta a história do mineiro Han Sanming e da enfermeira Shen Hong em Chongqing, de Shanxi a Chongqing Fengjie, respectivamente, para encontrar a ex-mulher que deixou 16 anos e marido há dois anos.
  • Inútil: Documentário chinês de 2007 que conta uma história sobre as três temporadas de Guangzhou, Paris e Fuyang.
  • Vinte e quatro registros da cidade: Drama lançado em 2008 que traz a reflexão do processo de urbanização e desenvolvimento da China por meio de uma antiga fábrica estatal em Chengdu(Shenyang) e as consequências disso no meio ambiente e na vida das pessoas comuns. A área de produção foi na China Continental.
  • Lendas do mar: Lançado em 2010, se passa em Shanghai, em meados do século 19, após o "Tratado de Nanjing" assinado. Possui diversas lendas, alternadas em tristezas e alegrias da vida.
  • YULU: Documentário online lançado em 2011 que teve como objetivo incentivar uma geração a pensar e compartilhar suas experiências e sonhos demonstrando as palavras do representante ideal em diferentes papéis da vida.
  • Café da manhã preto: Filme mudo de apenas 3 minutos, publicado em 2011 para mostrar a jornada interior do fotógrafo feminino na intenção de expressar a preocupação de um artista consciente pelo meio ambiente e pela sobrevivência. A área de produção foi na China Continental.
  • Um toque de pecado: O filme gira em torno de quatro personagens, quatro histórias uma por uma, cada história ocorrendo em uma região diferente da China, conectadas umas às outras por algumas pistas narrativas e uma maravilhosa forma de globalidade. Foi lançado em 2013, produção na China Continental e no Japão.
  • As pessoas estão a caminho: Produção global, publicado em 2015.No curta-metragem, os mineiros de Hebei e os designers e pintores de Pequim, nas diferentes áreas de convivência, classes e histórico de renda, enfrentam juntos uma vida poluída.
  • Na Dinastia Qing: Dentro da fantasia das artes marciais, conta a história de turbulência na dinastia Qing. A China Continental foi a área de produção e o lançamento em 2018.

Zhang Junzhao

Biografia:

Zhang Junzhao foi um cineasta e roteirista chinês que atuou principalmente nos anos 80. Nasceu em outubro de 1952 em Pequim e concluiu os estudos na Academia de Cinema de pequim. Após isso, ele e seus colegas Chen Kaige e Zhang Yimou foram designados para o Guangxi Film Studio, em Nanning. Por causa de problemas de saúde, faleceu em 9 de junho de 2018, em Dalia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com