TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagrama de caso de uso é um modo de organizar as informações dadas por um cliente

Por:   •  5/4/2015  •  Bibliografia  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Este trabalho é destinado a pessoas que desejam entender o que é diagrama de casos de uso, incluindo qual o objetivo de sua criação, quais procedimentos devem ser seguidos para criá-lo, quais são seus elementos básicos e qual o objetivo de criar um caso de uso. O trabalho contempla também o que são extends e includes, entre outros termos que são comuns em um diagrama de casos de uso, chegando ao exemplo de um diagrama de casos de uso de um sistema de clínica médica.

Palavras chave: Diagrama; Casos de uso; Extends; Includes; Análise de Sistemas.


SUMÁRIO

 

1.        INTRODUÇÃO        

2.        O QUE É UM DIAGRAMA DE CASO DE USO        

3.        ELEMENTOS BÁSICOS DE UM DIAGRAMA DE CASO DE USO        

4.        EXTENDS        

5.        INCLUDES        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre diagrama de caso de uso, mais concretamente apresenta também os elementos básicos de um caso de uso, o que são extends e includes. Este trabalho tem por objetivo esclarecer as dúvidas para o desenvolvimento de um diagrama de caso de uso e métodos que podem ser aplicados no dia a dia de desenvolvedores de sistema. Está organizado em cinco capítulos e tem por objetivo passar quais as utilidades e a importância para o desenvolvimento de um programa. No capitulo dois será apresentado o que é um diagrama de caso de uso e as dificuldades de criação do mesmo. No capitulo três, quais os elementos básicos na criação de um caso de uso e nos capítulos quatro e cinco poderemos entender o uso de extends e includes. Neste trabalho foram utilizados pesquisas sobre o assunto em dois livros diferentes que podem ser encontrados nas referências bibliográficas deste trabalho.


  1. O QUE É UM DIAGRAMA DE CASO DE USO

Diagrama de caso de uso é um modo de organizar as informações dadas por um cliente, que deseja solicitar a uma empresa o desenvolvimento de um sistema. Neste diagrama estarão as ações e sequências de um cenário perfeito e cenários alternativos, que tem por objetivo evidenciar o funcionamento do sistema.

Segundo MELO (2010, p.56) “Uma vez que o desenvolvedor levante os requisitos com o usuário, há a necessidade de documenta-los, não só para entendimento e validação de ambas as partes, como servir de base não ambígua para toda a equipa de desenvolvimento.”

Em um cenário perfeito o sistema não apresenta erros, ou seja, toda sua rotina é seguida de forma que conclua todas as solicitações do programa sem faltar nenhuma informação.

Em um cenário alternativo deve–se prever que um novo usuário pode não estar cadastrado no sistema, o que acarretará em um acesso negado. Ou o usuário pode pesquisar um produto que ainda não está cadastrado. O sistema deve tratar esses erros informando ao usuário o procedimento correto a ser executado.

 A partir do levantamento das informações utiliza-se o diagrama de caso de uso para registrar e demonstrar para o cliente e os desenvolvedores de forma clara as suas funcionalidades.

Segundo MELO (2010, p.60) ”É responsabilidade do caso de uso demonstrar com quais atores o sistema interage. Essa identificação na fase de análise fornece ao projetista, no futuro, base para a criação dos perfis de acesso ao sistema. ”

Não existe um padrão da UML que determine uma forma única de escrever casos de uso. As ações podem ser descritas em parágrafos ou através de enumerações, identificadas (por letra ou números) ou não. Outra forma é criar um texto com seções de pré e pós-condições. É possível, ainda, escrever o caso de uso como um pseudocódigo. O importante é que cada caso de uso deve relacionar o suficiente para seu entendimento e que seja compreensível para todos os envolvidos no processo de desenvolvimento.” MELO (2010, p.61).

Não podemos simplesmente entrevistar o solicitante e imediatamente partir para o desenvolvimento, pois o resultado pode não satisfazer o usuário. É necessário pegar todas as informações, registrar através do diagrama de caso de uso para que não se percam, e definitivamente atendam aos requisitos do cliente.

 Segundo MELO (2010, p.60) “O caso de uso especifica como alcançar a realização de um procedimento sem relacionar detalhes de implementação. Portanto, mostramos o que executar sem definir a forma como é feito. ”

Abaixo, um exemplo de caso de uso de um sistema de clínica médica.[pic 1]Figura 1: Clínica. Exemplo de Diagrama de Caso de Uso

Fonte: SAMPAIO, 2007

O diagrama acima representa o funcionamento do sistema de uma clínica médica, de forma clara onde tanto os desenvolvedores quanto o usuário do sistema entenderiam o fluxo de utilização do sistema.

  1.  ELEMENTOS BÁSICOS DE UM DIAGRAMA DE CASO DE USO

Os elementos básicos de um diagrama de caso de uso são os atores e os casos de uso. Os atores são os agentes que utilizam o sistema ou rotinas do sistema, podendo ser pessoas, outros sistemas ou rotinas ou ainda algum hardware. Segundo GUEDES (2009, p.56) “Os atores representam os papéis desempenhados pelos diversos usuários que poderão utilizar, de alguma maneira, os serviços e funções do sistema.”. Nos diagramas, os atores são representados pelo desenho de um Zé palito, com uma curta descrição logo abaixo do desenho, como por exemplo, “Gerente”, ou “Cliente”.

Casos de uso são rotinas ou tarefas dos sistemas, que o ator pode utilizar. Um caso de uso é representado nos diagrama por uma elipse, contendo dentro uma breve descrição da tarefa que o caso de uso representa, como por exemplo, “Cadastrar cliente”. Conforme GUEDES (2009, p. 57) “[...] não existe um limite determinado para o texto que possa ser contido dentro da elipse, mas em geral, a descrição de um caso de uso costuma ser bem sucinta.”.

Casos de uso costumam ser documentados, com sequencias de instruções de como será seu funcionamento, quais atores poderão utilizá-los, possíveis restrições de uso, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com