TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENCONTRO: “MÚSICA AQUARELA”

Por:   •  13/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

CRONOGRAMA DE AÇÃO:

DIA: 29/08/16

1º ENCONTRO: “MÚSICA AQUARELA”

A professora iniciará a aula com uma rodinha com todos os alunos, onde ouvirão a música “Auqrela” – de Vinícius de Moraes. Após escutarem, a professora questionará a turma sobre o que acharam da música, por exemplo:

“-Vocês gostaram dessa música?”

“-Qual é a cor do céu?”

“-Qual a cor da laranja?”

“-Qual a cor do sol?”

“-Qual a cor da gaivota? Temos aqui na sala algum objeto desta cor?” (Iremos procurar pela sala de aula brinquedos e ou legos das cores).

Durante a conversação, a professora explicará aos alunos a importância dos recursos naturais como as árvores, plantas, água, sol, etc. Consequentemente veremos as cores de cada um e brincaremos pegando os legos e peças para deixar a atividade mais dinâmica e significativa! Após, como fechamento da aula, cada aluno fará um registro da música, utilizando uma folha de ofício e giz de cera.

Recursos: folha de ofício e giz de cera.

Tempo estimado para a atividade: Aproximadamente 50 minutos.

DIA: 30/08/16

2º ENCONTRO: “A COR DO CÉU…”

Para introduzir a aula, a professora levará os alunos até o pátio da escola, onde sentados em um grande círculo iremos falar sobre o céu. A professora solicitará que cada um observe a cor do céu, as cores das nuvens, do sol, das estrelas, etc. Então a professora entregará moldes de várias estrelas, lua, sol e nuvens recortadas onde os alunos colorirão com cola colorida como preferirem.

Depois de tudo colorido, colaremos em uma tira de 2 metros aproximadamente de papel pardo para confeccionarmos um grande painel e com estas figuras confeccionadas hoje já decoraremos o céu do painel.

Recursos: folha de ofício e cola colorida.

Tempo estimado para a atividade: Aproximadamente 50 minutos.

DIA: 31/08/16

3º ENCONTRO: “AS FLORESTAS”

Para iniciar a aula, a professora fará uma Hora do Conto (Floresta e seus animais), onde será contada em uma cabaninha para aguçar ainda mais o lúdico e a imaginação. Após, conversaremos sobre o que são as florestas, matas e animais. Coletivamente, faremos um jogo de imitação corporal de de sons dos animais da floresta. Ao término, a professora distribuirá revistas e através de rasgaduras encontraremos animais silvestres e representarão os mesmos em um cartaz coletivo para decorarmos a sala de aula.

Recursos: Cartolina, revistas e cola branca.

+Tempo estimado para a atividade: Aproximadamente 50 minutos.

DIA: 01/09/16

4º ENCONTRO: “DOBRADURA DO PEIXINHO”

Para início da aula, a professora colocará novamente a canção “Aquarela” e logo conversaremos sobre os rios, barcos, pescadores e peixinhos. Referentes aos peixes aspectos como: como são/características, onde vivem, o que será que comem para sobreviver, etc. Logo, confeccionaremos um lindo peixinho de dobradura, onde os alunos utilizarão tinta têmpera e cola glitter para decorá-lo. Em seguida, colaremos abaixo do “céu” confeccionado na outra aula, montando o nosso grande painel.

Recursos: folha de ofício, folha de desenho, cola glitter e tinta têmpera.

Tempo estimado para a atividade: Aproximadamente 50 minutos.

DIA: 02/09/16

5º ENCONTRO: “CONTORNANDO NOSSA MÃO”

Para iniciar a aula a professora fará a brincadeira “Dedos das mãos” -da Xuxa, onde cantaremos a música e brincaremos com os dedos.

Logo após, faremos uma atividade onde tiraremos o contorno das mãos de cada aluno e conversaremos sobre o que desejariam que tivesse em suas mãos, como relógios, pulseiras, anéis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com