TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Mesmo o Ato de Avaliar a Aprendizagem?

Por:   •  11/5/2016  •  Abstract  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  2.157 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do texto:

Revista Pátio

Ano III - Nº 12 - Novas Perspectivas em Avaliação - Fevereiro à Abril de 2000

O Que é Mesmo o Ato de Avaliar a Aprendizagem?

Cipriano Carlos Luckesi

O autor traz uma reflexão  sobre avaliação; como ela deve ser feita e utilizada no processo ensino aprendizagem.  Como ele relata a avaliação esta presente em algum momento em nossas vidas , por isso a avaliação deve ser vista de forma a buscar o melhor do individuo a ser avaliado e não pior.  Ele  denuncia um erro que tem sido cometido no processo de avaliação, esse erro é utilizar  a avaliação  de forma classificatória exclusiva. Para ele a avaliação deve ser feita de forma amorosa ,inclusiva.

No decorrer do texto ele relata alguns elementos básicos de como utilizar de forma correta a avaliação de aprendizagem.

Uma disposição psicológica necessária ao avaliador

Primeira ferramenta  indispensável na hora da avaliação é o acolher, o autor relata que antes de mais nada devemos acolher o educando da maneira que ele se encontra,   devemos estar dispostos a acolher ;  a partir do acolhimento ,o avaliador  resolve o que será feito.

  “A disposição para acolher é, pois, o ponto de partida para qualquer prática de avaliação.” ( Pag.2)

Por uma compreensão do ato de avaliar

 

A partir do ato de acolher ,devemos diagnosticar e decidir,essas ações devem ser feitas em conjunto , não tem como realizá-las separadamente em uma avaliação.
A ação de diagnosticar é o fato de constatar algo , atribuir qualidades ao  objeto a ser avaliado. Depois de constatar saberemos o que  fazer com o objeto a ser avaliado através da tomada de decisão.  Se alcançou o objetivo, sendo ele satisfatório ou não.


Avaliação da aprendizagem escolar

Na aprendizagem o educador tem que esta disposto a acolher de forma global o seu educando , não visar somente o específico como o conteúdo a ser avaliado;  e sim ver seu aluno em sua totalidade. Quando o autor diz sobre:

aceitar o educando com ele se encontra ,  não quer dizer aceitar como certo tudo que vem do educando”.(Pag.5)

  Através do acolher pode se estabelecer  um vinculo com educando , conseguindo entender de forma geral e auxiliar na escolha da  avaliação.

Para saber como o aluno se encontra no nível de aprendizagem são necessários alguns instrumentos como: dados relevantes; instrumentos; utilização dos instrumentos.

Cada um desses pontos merece atenção.

A partir do planejamento de ensino,o educador tem uma direção do que realizar .

  Um dos pontos  que merece atenção são os dados coletados ,pois o educador deve apenas utilizar em sua avaliação o que foi exposto por ele em seu ensino e, não focar outras áreas.  Importante dizer que a escolha do instrumento de avaliação e suma  importância  e deve ser feita de forma a buscar o nível de aprendizagem do aluno. E a utilização desse instrumento deve ser apenas para ter a ciência de como está o aprendizado do aluno, se ele conseguiu alcançar o objetivo, e não como forma de amedrontar com uma possível reprovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (744.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com